Renda extra em 2023? Confira boas práticas para ganhar dinheiro pela internet

Pontos-chave
  • Saiba como é possível obter uma grana extra sem cair em ciladas
  • Ganhe um dinheiro a mais com seu cartão de crédito

Muitas pessoas querem descobrir uma maneira de ganhar uma renda extra para dar conta das despesas do dia a dia. Opções como vencer alguma coisa ou oferecer algum serviço como venda de doces, entre outros sempre é algo pensado. Mas como fazer isso sem cair em golpes?

Renda extra em 2023? Confira boas práticas para ganhar dinheiro pela internet (FDR)

A planejadora financeira Vivian Rodrigues conversou com o UOL e falou sobre os cuidados necessários que todos devem ter para não se dar mal. Ela alerta para que sempre se desconfie de um dinheiro que pareça muito fácil.

Antes de mais nada, Vivian orienta que é necessário verificar qual é a fonte original desta renda que está sendo ofertada na rede. “É uma proposta para você vender algum serviço ou produto? E, a partir dessa venda, ter alguma comissão ou remuneração? Você tem que identificar de onde vem o dinheiro que está recebendo (pelas vendas). Esse é o primeiro alerta”, disse ela ao UOL.

Vivian explica que para fazer isso é preciso procurar o nome da empresa nos canais de reclamação, conferir se o CNPJ é verdadeiro e o período em que ele está ativo. “Você precisa ir atrás dessas informações para entender se isso pode ser um golpe ou não. Geralmente, esses golpes vêm junto com promessas muito maravilhosas”, explicou ela ao UOL

No entanto, segundo Vivian, sempre que existir um “dinheiro que parece fácil”, acenda todos os sinais de alerta, “porque provavelmente há coisa errada por trás”.

Mas se você está se perguntando se é possível ganhar dinheiro na internet, a especialista diz que sim. “Você pode usar os canais digitais para oferecer serviços e produtos que já existem nos meios físicos tradicionais. A internet funciona como um canal que vai te ajudar a chegar a outras pessoas e lugares”, explicou ela.

“São produtos e serviços oferecidos via online. Você consegue gerar renda criando o próprio produto e o oferecendo para as pessoas ou também fazendo a venda de produtos de uma empresa e ganhando comissionamento em cima disso”, orientou ela ao UOL.

Por fim, Vivian diz que antes de aceitar alguma proposta, é preciso testar o produto ou o serviço como um cliente. “Teste o produto antes, converse com outras pessoas e não deixe de pesquisar a empresa nos canais de reclamação, pois há muita malandragem por aí”, orientou ela ao UOL.

Renda extra através do cartão de crédito 

Aproveitar as vantagens que o cartão pode oferecer, irá ajudar em suas finanças e realizar sonhos. Sendo assim, confira dicas especiais de como ganhar dinheiro com o cartão de crédito, de maneira simples e comprovada.

  • Cashback, pontos ou milhas

A maneira mais simples e conhecida de ganhar dinheiro com o cartão é aproveitando as vantagens como cashback, milhas ou pontos. Independentemente do tamanho do gasto, o cartão oferta alguma porcentagem de dinheiro de volta que pode ser interessante.

Dentre o mar de opções, existem cartões que oferecem cashback em qualquer compra, inclusive aqueles que não cobram anuidade.

No entanto, é preciso ficar atento nas maneiras de receber este dinheiro de volta. Isto pois alguns deles devolvem o valor para ser usado como abatimento na fatura, aumento de limite, entre outros. Já outros permitem que o dinheiro seja usado de qualquer maneira.

  • Clubes de Fidelidade

Geralmente, empresas aéreas contam com clubes de fidelidade e benefícios, como por exemplo, programas de milhas e viagens: Smiles, LATAM Pass e TudoAzul, e outros.

Quando o cliente passa a integrar um destes clubes de benefícios, ele cresce seu percentual de ganho nas transferências, e ainda garante acesso a vantagens especias, como descontos, promoções e muito mais.

  • Gastos otimizados

Busque concentrar suas despesas no cartão, seja através do pagamento de boletos ou quando for efetuar uma transferência, cadastrando seu cartão em plataformas de pagamento como: Mercado Pago, RecargaPay, PicPay entre outros.

Através destas plataformas é possível ganhar mais dinheiro com o cartão e contar com outra fonte de renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.