Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer

O pagamento do vale-gás foi uma criação do governo de Jair Bolsonaro (PL), lançado em 2021. O intuito foi diminuir os impactos econômicos que o aumento do botijão de gás de cozinha trouxe para as famílias brasileiras. Para isso, o governo federal permitiu que as aqueles que seguissem as regras pudessem ter acesso a 50% do valor do botijão de 13 kg, medido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer
Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer (Imagem: FDR)

O vale-gás foi criado por meio de uma legislação, isso significa que mesmo com a troca de governos, saindo Jair Bolsonaro (PL) e entrando Luís Inácio Lula da Silva (PT), o programa está mantido. Até mesmo porque, o texto que estabeleceu o benefício garantiu a liberação de 30 parcelas, o que significará o concessão do auxílio ao longo de cinco anos, contados a partir do primeiro pagamento.

O vale-gás é um crédito concedido bimestralmente na conta das famílias contempladas, entendendo que a duração do botijão está dentro desse período. O pagamento tem sido feito junto com o Auxílio Brasil, quer dizer, nas mesmas datas que o programa social está sendo liberado.

Em uma ação emergencial, foi liberado um crédito extra de R$ 2 bilhões que permitiu o pagamento do auxílio gás em quantia igual a 100% do valor médio do botijão. Desde agosto é dentro dessa regra que o benefício tem sido liberado na conta dos contemplados, mas finaliza em dezembro.

Quem vai receber o vale-gás em 2023?

Embora sejam pagos no mesmo calendário, quem vai receber o vale-gás em 2023 não vai necessariamente ter acesso ao Bolsa Família, programa que substituirá o Auxílio Brasil. Para receber a ajuda financeira capaz de adquirir o gás de cozinha será necessário:

Primeiro pagamento do vale-gás 2023

O primeiro pagamento do vale-gás em 2023 está marcado para fevereiro. Por se tratar de um crédito bimestral, como a última liberação foi em dezembro a próxima acontece dois meses depois. No próximo ano o valor a ser concedido deve ser igual a 50% do valor médio do produto, medido pela ANP.

Para consultar a data de saque, acesse os canais como:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile