Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer

O pagamento do vale-gás foi uma criação do governo de Jair Bolsonaro (PL), lançado em 2021. O intuito foi diminuir os impactos econômicos que o aumento do botijão de gás de cozinha trouxe para as famílias brasileiras. Para isso, o governo federal permitiu que as aqueles que seguissem as regras pudessem ter acesso a 50% do valor do botijão de 13 kg, medido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer
Primeira parcela do vale-gás em 2023 já tem data para acontecer (Imagem: FDR)

O vale-gás foi criado por meio de uma legislação, isso significa que mesmo com a troca de governos, saindo Jair Bolsonaro (PL) e entrando Luís Inácio Lula da Silva (PT), o programa está mantido. Até mesmo porque, o texto que estabeleceu o benefício garantiu a liberação de 30 parcelas, o que significará o concessão do auxílio ao longo de cinco anos, contados a partir do primeiro pagamento.

O vale-gás é um crédito concedido bimestralmente na conta das famílias contempladas, entendendo que a duração do botijão está dentro desse período. O pagamento tem sido feito junto com o Auxílio Brasil, quer dizer, nas mesmas datas que o programa social está sendo liberado.

Em uma ação emergencial, foi liberado um crédito extra de R$ 2 bilhões que permitiu o pagamento do auxílio gás em quantia igual a 100% do valor médio do botijão. Desde agosto é dentro dessa regra que o benefício tem sido liberado na conta dos contemplados, mas finaliza em dezembro.

Quem vai receber o vale-gás em 2023?

Embora sejam pagos no mesmo calendário, quem vai receber o vale-gás em 2023 não vai necessariamente ter acesso ao Bolsa Família, programa que substituirá o Auxílio Brasil. Para receber a ajuda financeira capaz de adquirir o gás de cozinha será necessário:

Primeiro pagamento do vale-gás 2023

O primeiro pagamento do vale-gás em 2023 está marcado para fevereiro. Por se tratar de um crédito bimestral, como a última liberação foi em dezembro a próxima acontece dois meses depois. No próximo ano o valor a ser concedido deve ser igual a 50% do valor médio do produto, medido pela ANP.

Para consultar a data de saque, acesse os canais como:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile