Consulte se o 13º salário do Auxílio Brasil foi liberado usando apenas o celular

O Natal bate à porta, mas o que para muitos é a festa mais esperada e celebrada do ano para algumas pessoas, pode ser bem difícil de lidar para outras. Famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo aquelas que recebem o Auxílio Brasil, enfrentam dificuldades para comemorar a data de modo adequado. 

Consulte se o 13º salário do Auxílio Brasil foi liberado usando apenas o celular
Consulte se o 13º salário do Auxílio Brasil foi liberado usando apenas o celular. (Imagem: FDR)

Muitas vezes sem terem um emprego formal que concede o direito ao 13º salário, os beneficiários do Auxílio Brasil se encheram de esperança com a promessa do presidente Jair Bolsonaro, em expandir a liberação do abono natalino para os segurados da transferência de renda

O 13º salário do Auxílio Brasil foi intensamente divulgado durante a campanha eleitoral do atual presidente. O intuito era conceder o abono natalino às mulheres titulares do benefício, visando fomentar o apoio do público feminino.

Diante da derrota de Bolsonaro nas eleições 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva, o 13º salário do Auxílio Brasil segue um rumo incerto. O alvoroço acerca da possibilidade de o abono ser pago nos últimos dias do mês dezembro ainda é grande.

No entanto, é importante lembrar que, a promessa de Bolsonaro quanto ao 13º salário do Auxílio Brasil, previa pagamentos somente a partir de 2023. Portanto, conclui-se que, de toda forma, não haveria meios legais para aprovar uma regulamentação para o bônus ainda em 2022

“Não está previsto o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Auxílio Brasil“, reforçou o Ministério da Cidadania.

Quem teria direito ao 13º salário do Auxílio Brasil?

Teriam a chance de receber o 13º salário do Auxílio Brasil, as mulheres chefes de família titulares do benefício. Entretanto, seria essencial que se enquadrassem nas linhas de pobreza extrema e pobreza, comprovando uma renda familiar mensal per capita entre R$ 105 a R$ 210.

Existem três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

  • Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente;
  • Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva;
  • Se não está no CadÚnico, é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber.

É extremamente importante lembrar que a família deve ser composta por algum desses componentes:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Mães que ainda estão em processo de amamentação;
  • Adolescentes;
  • Jovens entre 0 a 21 anos incompletos.

Consulta do Auxílio Brasil pelo celular

Mesmo com a decisão certeira quanto à não liberação do 13º salário para beneficiários do Auxílio Brasil ainda em 2022, cidadãos curiosos têm a chance de consultar detalhes sobre o programa usando apenas o celular.  Para isso, basta ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Veja o passo a passo:

  1. Faça o download do aplicativo do Auxílio Brasil;
  2. Inicie o acesso inserindo o número do CPF;
  3. Em seguida, crie uma senha e conclua o acesso;
  4. Após entrar no aplicativo, na tela inicial, clique no botão de consulta dos valores;

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.