A prefeitura de Maceió divulgou, na última quinta-feira (22), o seu calendário para o IPTU 2023. Assim, os contribuintes da capital alagoana já podem tomar ciência das datas de vencimento e dos descontos a serem obtidos no pagamento do tributo.
De acordo com a autoridade municipal, os carnês do IPTU 2023 serão substituídos por guias digitais a serem emitidas pela internet. Além disso, a prefeitura ainda aponta que os boletos físicos seguirão sendo mandados para as residências dos contribuintes.
Assim, os cidadãos de Maceió terão até o dia 31 de janeiro para pagar o IPTU à vista, através da cota única, com um desconto de até 15%. Vale lembrar que esse prazo é referente ao exercício de 2022 e o pagamento com esse abatimento será feito exclusivamente pela internet.
Segundo a Secretaria Municipal de Economia (Semec), a cota única digital não será mais enviada pelos correios via carnê e que a guia digital deve ser emitida no site da Prefeitura a partir do dia 2 de janeiro.
Já a cota única com 10% de desconto e as parcelas do IPTU serão entregues nas residências em formato de boleto, que também serão disponibilizados na internet. Para obter o desconto, o contribuinte deve realizar o pagamento do tributo até 31 de março.
Caso o contribuinte não consiga efetuar o pagamento integral, o imposto poderá também ser parcelado em 10 vezes, com pagamento da primeira parcela, sem desconto, com o vencimento para o dia 31 de março.
Confira o calendário com as datas de vencimento do IPTU 2023
31 de janeiro – Cota única com 15%
31 de março – Cota única com 10% ou primeira parcela sem desconto
28 de abril – Segunda parcela
31 de maio – Terceira parcela
30 de junho – Quarta parcela
31 de junho – Quinta parcela
31 de agosto – Sexta parcela
29 de setembro – Sétima parcela
31 de outubro – Oitava parcela
30 de novembro – Nona parcela
27 de dezembro – Décima parcela