Fies: número de estudantes tem forte queda. Entenda o que aconteceu com o programa

Número de estudantes que optaram pelo Fies na última década despencou drasticamente. Especialista analisa o fenômeno e aponta alguns motivos para essa redução. Programa concede financiamento estudantil de cursos de nível superior em todo o país.

Fies: número de estudantes tem forte queda. Entenda o que aconteceu com o programa
Fies: número de estudantes tem forte queda. Entenda o que aconteceu com o programa (Imagem: FDR)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é gerido pelo Governo Federal e auxilia os estudantes brasileiros a ingressar no ensino superior. Com ele os pagamentos das mensalidades são pagos apenas após a concluírem a sua graduação. No entanto, o programa não tem apresentado bons desempenhos nos últimos anos.

Em 2022 o FIES registrou 50 mil novos contratos, o número pode parecer alto, mas, é bem distante dos tempos áureos do programa, quando em 2014 foram firmados 700 mil contratos.

Crise no Fies?

Um dos fatores que tem feito essa redução no número de contratos firmados é a incerteza quanto ao mercado de trabalho resultado da crise econômica, aponta Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES

“Para que ele possa financiar um curso superior, ele [aluno] deve ter a expectativa de que vai ter um aumento de renda e, considerando o momento econômico, muitas vezes o jovem fica em dúvida sobre esse investimento na carreira”, afirma ele.

Foi justamente essa incerteza que fez com que o Fies registrasse um alto índice de inadimplência nos últimos anos, inclusive, o governo Federal realizou diversas renegociações a fim de possibilitar a regularização das dívidas.

Só no período de janeiro a outubro desse ano o índice de inadimplência do programa chegou a 52% dos contratos ativos, o que representa um número que ultrapassa os 2 bilhões.

Fies 2023

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2011 poderão concorrer às vagas em instituições particulares que fizeram a adesão ao Fies 2023. A seleção do programa vai seguir o calendário abaixo:

  • Inscrições: 14 a 17 de março;
  • Resultado da chamada única: 21 de março;
  • Matrículas: a partir de 24 de março;
  • Lista de espera: a partir de 24 março.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.