Fila de pessoas aguardando emissão de passaporte tem número surpreendente

Cerca de 100 mil pessoas estão na fila esperando para conseguir emitir seu passaporte, de acordo com a Polícia Federal. Esta fila imensa foi causada pelo atraso na emissão do documento por conta da falta de recursos.

Todas estas pessoas que estão nesta fila já cumpriram todos os trâmites para obter o passaporte e somente estão aguardando sua impressão e entrega. “Não há previsão para retomada da emissão, mas há boa expectativa de que seja em breve”, explicou a PF através de um comunicado.

Quem quer tirar o passaporte precisa pagar atualmente uma taxa de R$257,25, no entanto, este valor não fica em posse da Polícia Federal, sendo direcionado para o Tesouro Nacional. A verba para confeccionar os passaportes é oriunda do orçamento da União, que faz o repasse anual do recurso para a Casa da Moeda, que é encarregada de emitir os passaportes. 

Na semana passada, foi aprovado pelo Congresso Nacional um projeto de lei com objetivo de viabilizar o encaminhamento de verba extra para a emissão dos documentos, mas, até agora, não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Apesar disso, a Polícia Federal informou que o agendamento para emissão dos passaportes e o atendimento nos postos da corporação segue operando normalmente.

Emissão de passaportes suspensa

Foi suspensa pela Polícia Federal a emissão de novos passaportes no último dia 19. O setor administrativo da PF é o encarregado pela emissão do documento, que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas as entradas e saídas, vistos e autorizações.

A PF justificou que a pausa na emissão aconteceu em decorrência da falta de orçamento para manter as operações. O agendamento pela internet do serviço e o atendimento presencial nos postos do órgão segue operando normalmente.

As pessoas que já estavam em processo para emitir o passaporte também precisam esperar um pouco mais, já que não existe uma previsão para entrega do documento pedido enquanto a situação orçamentária não for normalizada, explicou a PF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.