Mais um final de ano chegou e com ele as cobranças sobre as dívidas que não foram pagas nos últimos meses. Por exemplo, quem deixou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA atrasado, agora precisa quitar os débitos para conseguir fazer o licenciamento no próximo ano. Caso contrário, o motorista terá que lidar com duras consequências e ficará impedido de transitar.
É comum que a Secretaria de Fazenda Estadual libere um desconto para quem fizer o pagamento do IPVA em cota única, mas esse desconto somente é válido quando a parcela é quitada dentro do prazo. Caso contrário, existe a opção de parcelamento, e se ainda assim o contribuinte não respeitar os prazos, ficará com o IPVA atrasado e precisará lidar com possíveis juros e multas.
Diante dessa situação, e tendo em vista que muitas pessoas não fizeram a contribuição no prazo correto, a Secretaria de Fazenda libera a negociação do débito em aberto. Por exemplo, no Rio de Janeiro está aberto um período de negociação até 31 de dezembro de 2022, permitindo descontos que chegam a 90% e parcelamento em 24 vezes.
Praticamente todos os estados oferecem opções vistas como mais vantajosas para quem pretende negociar o IPVA atrasado. Mas é necessário muita atenção, respeitando os prazos e aderindo ao programa dentro da data oferecida. Caso contrário, será preciso pagar o valor habitual cobrado pelo tributo.
Como consultar o valor do IPVA atrasado
Aqueles que não têm mais ciência sobre qual valor do IPVA atrasado, devido a aplicação de multas e juros que aumentam o tributo, têm a opção de consultar essa quantia. Dessa forma, conseguem se programar melhor quanto a forma de pagamento.
A verificação acontece assim:
- Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
- Escolha a opção “IPVA”, e depois “Consulta de débitos”;
- Digite o número de Renavam do automóvel e a placa;
- Pronto, o sistema vai informar o valor em aberto.
Como pagar o IPVA atrasado
Para conseguir descontos no IPVA atrasado, o contribuinte precisa entrar em contato com a Secretaria de Fazenda para verificar as condições de pagamento. Nos estados que não estão oferecendo um programa de renegociação, as chances de ter redução de multas e demais encargos são menores.
Mas é possível verificar a forma de pagamento assim:
- Consulte o valor do IPVA atrasado (passo a passo acima);
- Selecione “Fazer pagamento”;
- O sistema vai informar quais as opções de pagamento: à vista, parcelado, em boleto ou cartão de crédito;
- Selecione a opção desejada e quite o débito.