Bolsa de Valores volta a ter bom desempenho após novidade relacionada à PEC

Nesta terça, 20, em decorrência do acordo para reduzir de dois para um ano o prazo da PEC da Transição, o Ibovespa fechou em alta de 2,03%, aos 106.864,11 pontos, patamar mais elevado desde 9 de dezembro. O dólar, por sua vez, caiu a R$ 5,2066, um recuo de 1,93%, menor cotação em 20 dias.

Os deputados finalmente acordaram sobre a redução do prazo da PEC de Transição, assim como da distribuição de recursos que eram voltados anteriormente para o orçamento secreto. O  desejo do Congresso é votar o Orçamento de 2023 ainda este ano, antes do início do recesso nesta quinta, 22.

Este novo desenho da PEC satisfez os investidores, tanto por reduzir a expansão fiscal que era prevista de início, como também por revelar que existem alguns setores do parlamento que desejam colocar limites no perfil pouco econômico do novo governo.

“O mercado está tentando antecipar muito o que pode ser o novo governo do PT. Uma notícia boa como uma PEC de prazo menor traz um alívio pontual e faz o mercado tirar um pouco do prêmio de risco”, disse ao Estadão o CIO da Alphatree Capital Capital, Rodrigo Jolig, destacando que o cenário ainda é incerto sobre a política fiscal. O perfil do governo e do Congresso é de gastar mais e ainda é preciso discutir a nova regra da política fiscal. Não dá para ficar animado porque cada dia é uma notícia nova e ainda tem muita água para rolar embaixo da ponte”, complementou.

Este otimismo no Brasil encontrou certo suporte em Nova York, onde as Bolsas ensaiaram uma recuperação das recentes perdas, ainda timidamente. Ainda no exterior, a decisão do Banco do Japão (BoJ) de mudar alguns parâmetros de sua política monetária foi encarada como uma possibilidade de até mesmo o BC japonês deixar de lado a política ultra-acomodatícia. Desta forma, os juros de títulos soberanos cresceriam.

“Das moedas emergentes, o real é a que mais se valorizou contra o dólar. Esse movimento foi ditado pelo acordo para redução do prazo da PEC da Transição”, disse ao Estadão o chefe da mesa de operações do C6 Bank, Felipe Novaes. “Outro fator que vem ajudando na melhora no preço dos ativos locais é uma sinalização de maior compromisso fiscal por parte do futuro ministro da Fazenda.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.