Há poucos dias de assumir novamente o posto de Presidente do Brasil, Lula, tem anunciado quem serão os seus ministros. A nomeação para o Ministro da Educação vinha gerando diversas especulações nos últimos meses, mas, o novo presidente bateu o martelo e definiu um nome.
Na noite da última segunda-feira, 19, o Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva ser reuniu com seu vice Geraldo Alckmin; o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas; e a atual governadora Izolda Cela. O resultado da reunião foi a definição do novo Ministro da Educação.
Quem será o Ministro da Educação no Governo Lula?
Quem deve ocupar o posto é o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT), de 54 anos. ele é um professor formado em engenharia agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
O novo ministro tem experiência na área, pois, já foi professor e coordenador da Fatec Cariri; ocupou o cargo da superintendência adjunta do Ibama no Ceará, entre 2003 e 2004; e, foi secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará entre 2007 e 2010, durante a gestão estadual de Cid Gomes.
Em 2014 se elegeu governador do estado do Ceará, gestão que foi encerrada nesse ano após dois mantados, para concorrer a senador pelo estado, sendo eleito com o maior percentual de votos do estado.
Camilo Santana tem como uma das principais marcas a implantação da escola em tempo integral no Ceará.
“A escola de tempo integral, além de proteger a nossa juventude e as nossas crianças, gera esperança de um futuro melhor, reduz desigualdades”, afirmou ele.
Ao deixar o governo do Ceará, Santana deixou em seu lugar Izolda Cela, ex-filiada ao PDT, que passou a ser cotada também para o cargo de ministra, mas deve assumir a Secretaria da Educação Básica no MEC.
O secretário executivo do MEC deve ser Luiz Cláudio Costa, que ocupou o cargo no Governo Dilma e faz parte da equipe de transição de Lula.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.