Aposentadoria do INSS deve ser paga para cidadão sem carteira assinada que seguir esta regra

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também concede aposentadoria a trabalhadores que não têm carteira assinada. A modalidade tem regras diferentes, mas concede quase os mesmos benefícios. Confira como garantir o seguro.

Até quando cai a 2º parcela do meu 13º salário? Veja o prazo máximo
Aposentadoria do INSS deve ser paga para cidadão sem carteira assinada que seguir esta regra. (Imagem: FDR)

Entre os tipos de aposentadoria, os mais conhecidos são a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição. Além dos contribuintes que foram funcionários contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores autônomos também podem ter acesso a esses seguros do INSS.

Em sua maioria, os autônomos são registrados como Microempreendedores Individuais (MEI). A categoria foi criada em 2006 pelo então presidente Lula com o objetivo de regularizar os brasileiros que buscavam crescer profissionalmente com o próprio negócio.

O MEI paga menos impostos em comparação com os titulares de empresas maiores, tem o seu próprio Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pode emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Porém, nem todo microempreendedor pode se registrar como MEI.

Alguns profissionais não podem exercer atividades remuneradas através deste regime. É o caso de médicos, dentistas, psicólogos, advogados, engenheiros e outras ocupações. Outra condição para se tornar MEI é que o trabalhador só pode contratar um funcionário e este deve ter a carteira assinada.

NOVO LIMITE MEI VAI SER APROVADO: VEJA QUANDO AS NOVAS MUDANÇAS SERÃO ANUNCIADAS

Regras do INSS para aposentadoria do trabalhador autônomo

Os trabalhadores autônomos podem ser contribuintes individuais do INSS. A depender do plano escolhido, será definido o valor da sua contribuição mensal e também os benefícios aos quais terá direito.

Um contribuinte do órgão previdenciário que é autônomo pode se aposentar por idade quando completa 65 anos, se for homem, ou 62 anos, no caso das mulheres. Já a regra da aposentadoria por tempo de contribuição para esses trabalhadores é de 20 anos, para os homens. Se for uma mulher empreendedora, a norma exige 15 anos de contribuição ao INSS.

O Microempreendedor Individual pode ter passado toda a vida sem ter uma assinatura em sua carteira de trabalho, mas se estiver em dia com a sua contribuição individual ao Instituto, tem direito à aposentadoria, independente do plano de contribuição escolhido. A solicitação do benefício pode ser feita sem sair de casa através do site ou do aplicativo Meu INSS.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile