CadÚnico pode ser atualizado online. Confira o passo a passo

O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema do Governo Federal que reúne informações sobre a população brasileira de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. As pessoas inseridas no banco de dados têm a chance de participar de iniciativas sociais, como o Auxílio Brasil e o Vale-Gás

CadÚnico pode ser atualizado online. Confira o passo a passo
CadÚnico pode ser atualizado online. Confira o passo a passo. (Imagem: FDR)

Uma série de requisitos precisam ser cumpridos para fazer parte do CadÚnico. Normalmente, a inscrição é feita em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Mas após uma modernização no sistema federal, foi viabilizado o site e aplicativo do Cadastro Único, visando otimizar as demandas da população. 

O cidadão que deseja se manter no CadÚnico e assegurar a continuidade dos benefícios sociais adquiridos por ele, deve manter os dados pessoais atualizados. Por isso, o Governo Federal exige que uma atualização cadastral seja feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na estrutura familiar, como:

CADASTRO ÚNICO 2023: COMO ATUALIZAR, CONSULTAR E COMO FUNCIONA A INCRIÇÃO E AGENDAMENTO DO CADÚNICO

Como atualizar o CadÚnico pela internet?

O primeiro passo a ser dado para atualizar o formulário do Cadastro Único é reunir a seguinte documentação:

Responsável Familiar (RF)

Outras pessoas da família (pelo menos um desses documentos):

Representante Legal (RL)

Com a documentação em mãos, basta acessar o site ou aplicativo do CadÚnico, clicar no menu “Atualização cadastral por confirmação” e seguir as etapas informadas. Em casos mais complexos o sistema pode solicitar o comparecimento do cidadão em uma unidade do CRAS.

Entenda o direito ao Cadastro Único

A família que deseja se inscrever no CadÚnico deve apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3.636,00

Se o grupo familiar se enquadrar nas condições solicitadas, basta procurar o CRAS mais próximo, situado no município em que reside. Vale ressaltar que é bastante comum ter mais de uma unidade espalhada pela cidade, com o objetivo de atender melhor cada região. 

Veja como se inscrever no Cadastro Único

Para se inscrever no CadÚnico é preciso:

Além do mais, é essencial apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile