14º salário do INSS vai ser pago nesta semana? Consulte os valores a receber

Após a antecipação do 13º salário dada pelo INSS no primeiro semestre, os aposentados e pensionistas ficaram na expectativa pelo 14º salário no final do ano. Na verdade, esse extra nem chegou a ser aprovado, ainda está como proposta popular esperando aprovação do Congresso Nacional.

Quer guardar o 13º salário? Conheça os melhores bancos para fazer seu dinheiro render
14º salário do INSS vai ser pago nesta semana? Consulte os valores a receber. (Imagem: FDR)

A proposta do 14º salário do INSS não é de agora, foi lançada em 2020, assim que a pandemia de Covid-19 começou a afetar também o bolso dos brasileiros. Porém, nenhum parlamentar tomou a iniciativa de defender a causa e ela segue na “fila” da aprovação.

O único abono pago pelo órgão previdenciário neste final de ano foi o 13º salário aos cadastrados mais recentes, porque não receberam a antecipação do décimo terceiro entre abril e junho. O INSS calculou o valor da renda extra para ser proporcional ao tempo que essas pessoas passaram como seguradas da autarquia em 2022.

Portanto, os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas que foram beneficiados no primeiro semestre com o adiantamento do 13º salário do INSS não receberão nenhum abono neste fim de ano.

13º salário do INSS

Entenda como funciona o cálculo do 13º salário para os beneficiários que receberam o abono proporcional no final do ano:

Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.

Os que tiveram direito ao abono proporcional no segundo semestre receberam o pagamento na mesma cota do seguro de novembro. Para conferir se faz parte deste grupo, basta consultar o saldo previdenciário no site www.meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.

Através do app, é possível checar todas as entradas na conta e as datas dos depósitos, além de atualizar dados do cadastro, solicitar benefícios, agendar atendimento na agência e até consulta de perícia médica. O aplicativo Meu INSS é gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Quando será o próximo pagamento do INSS?

O próximo pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS começa a ser feito no dia 23 de dezembro e é referente ao último mês do ano. A ordem dos depósitos é definida de acordo com o último dígito do número previdenciário dos cadastrados.

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Benefício com final 1 – 23 de dezembro;

Benefício com final 2 – 26 de dezembro;

Benefício com final 3 – 27 de dezembro;

Benefício com final 4 – 28 de dezembro;

Benefício com final 5 – 29 de dezembro;

Benefício com final 6 – 2 de janeiro;

Benefício com final 7 – 3 de janeiro;

Benefício com final 8 – 4 de janeiro;

Benefício com final 9 – 5 de janeiro;

Benefício com final 0 – 6 de janeiro.

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Benefício com final 1 e 6 – 2 de janeiro;

Benefício com final 2 e 7 – 3 de janeiro;

Benefício com final 3 e 8 – 4 de janeiro;

Benefício com final 4 e 9 – 5 de janeiro;

Benefício com final 5 e 0 – 6 de janeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.