Natal 2022: O que o comércio pode esperar deste ano?

Após uma Black Friday menos aquecida que no ano passado, a maioria dos consumidores brasileiros deve ir às compras neste mês de dezembro para comprar presentes de natal, retomando o tradicional movimento do comércio no período de festas de fim de ano.

Natal 2022: O que o comércio pode esperar deste ano?
Natal 2022: O que o comércio pode esperar deste ano? (FDR)

É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Méliuz, empresa de tecnologia que tem como objetivo impulsionar as vendas das lojas parceiras por meio de uma experiência de compra fácil e integrada à vida financeira dos seus mais de 26 milhões de usuários.

Segundo o estudo, que tem 4% de margem de erro, 84,1% dos brasileiros têm a intenção de presentear alguém neste natal. A principal categoria de compra é Roupas (63,1%), seguida por Perfumes e Cosméticos (35,8%), Acessórios e Calçados (34,8%), Chocolates (30,1%), Eletrônicos e Informática (22,9%) e Livros (22,3%). Além disso, o estudo aponta que 27,7% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$300 com o presente, contra apenas 13% que devem gastar até R$50.

O e-commerce segue como o queridinho dos consumidores brasileiros, conquistando a preferência de 88,6% dos entrevistados, dos quais 48,4% devem comprar exclusivamente neste canal.

Entre os motivos para a escolha, comodidade é a resposta de 72,7% dos consumidores. Os principais fatores decisivos para a compra são: preço promocional, cashback e frete grátis. ”Aguardo boas condições de pagamento e cashback alto, como na Black Friday, para comprar presentes que ainda não consegui comprar”, comenta um dos entrevistados da pesquisa.

Com a Black Friday dividindo espaço com a Copa do Mundo pela primeira vez, o faturamento do comércio eletrônico na principal data de vendas do ano caiu 23% em relação a 2021, segundo levantamento feito pela Neotrust. No entanto, a expectativa é que as vendas no natal revertam esse cenário.

De acordo com a CNDL/SPC Brasil, as vendas no período devem movimentar R$66,6 bilhões na economia – uma oportunidade para os varejistas recuperarem o fôlego e venderem mais, aproveitando as trocas de presente tradicionais da época.

Reforçando sua dupla missão de alavancar as vendas das lojas parceiras e empoderar os usuários, o Méliuz preparou uma campanha de vendas especial para este natal. Grandes nomes do e-commerce vão oferecer porcentagens maiores de cashback no mês de dezembro chegando a 26% do valor da compra. Alguns destaques são Magalu, com 5% de cashback (era 2%) e Netshoes, que oferece 8% de dinheiro de volta (era 4,5%).

Para aproveitar as ofertas da campanha Natal Méliuz , o consumidor só precisa se cadastrar gratuitamente pelo site ou aplicativo do Méliuz, escolher a opção de sua preferência entre as lojas online parceiras, clicar em ‘Ativar Cashback’ e fazer sua compra normalmente no site de loja, que será aberto automaticamente, podendo escolher a forma de pagamento que preferir.

Após a confirmação da compra, o cashback é creditado no extrato do Méliuz e, ao completar R$ 20 de saldo disponível, o consumidor pode transferir na hora o valor para sua conta digital no Méliuz e usar o dinheiro como quiser – transferir via Pix, investir em bitcoin e muito mais.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.