Novo saque do FGTS pode DIMINUIR valor da casa própria; veja as regras

Na última terça-feira, 13, o Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) definiu um novo destino para os recursos disponíveis no fundo de garantia. A ideia é que os trabalhadores que fizeram um contrato de financiamento imobiliário, a fim de adquirir a casa própria, mas que estão com débito em atraso, possam pagar até seis parcelas usando o saque do FGTS. 

Novo saque do FGTS pode ter 6 parcelas antecipadas. Entenda as regras
Novo saque do FGTS pode DIMINUIR valor da casa própria; veja as regras (Imagem: FDR)

O saque do FGTS acontece em situação bem específicas, não é possível receber o saldo do fundo de garantia a qualquer tempo. No caso da casa própria, uma das alternativas é usar o valor somado na conta para abater o valor do contrato de financiamento e diminuir os custos dessa operação. Para isso, algumas regras são geradas e atualizadas.

A mais recente atualização trazida pelo Conselho Curador foi sobre o abatimento de até seis parcelas do financiamento imobiliário que estiverem em atraso, usando os recursos do fundo de garantia. A medida vale para os contratos que foram fechados dentro da operação de SFH (Sistema Financeiro da habitação).

Com essa aprovação, a lei que previu o saque do FGTS para o financiamento imobiliário será modificada, hoje ela permite que até três parcelas atrasadas no contrato sejam pagas dentro dessa sistema. A mudança já foi aprovada, mas passa a valer apenas em janeiro de 2023.

Quem pode fazer o saque do FGTS para abater no financiamento?

Existem regras que estabelecem quem pode fazer o saque do FGTS para diminuir o valor do contrato de financiamento imobiliário. Em uma ação emergencial, o governo autorizou que até 31 de dezembro deste ano os trabalhadores que têm saldo disponível no fundo de garantia abatam até 12 prestações atrasadas.

A partir de janeiro de 2023, no entanto, as regras valerão para:

  • Mutuários de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão, que não usaram o saldo do fundo de garantia para amortizar a dívida nos últimos dois anos;
  • Abatendo até 80% de cada prestação, limitado a seis parcelas atrasadas a partir de 2023.

Onde negociar?

Aqueles que pretendem diminuir o valor do contrato de financiamento imobiliário usando o saque do FGTS, devem negociar as parcelas atrasadas diretamente no banco em que o contrato foi feito. Para isso, devem solicitar a Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com