ENEM 2023: Começa a preparação da próxima edição do exame

A data do ENEM 2023 ainda não foi informada, mas, o INEP já deu início ao processo de preparação da próxima edição. O exame é atualmente a principal porta de entrada no ensino superior no Brasil e utilizado em diversos processos seletivos.

ENEM 2023: Começa a preparação da próxima edição do exame
ENEM 2023: Começa a preparação da próxima edição do exame (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já iniciou o período de preparação do ENEM 2023. O exame deve ser aplicado em novembro do próximo ano e a sua nota usada em programas como o SiSU, Prouni e Fies, todos organizados pelo MEC.

Primeira etapa de elaboração do ENEM 2023

A primeira etapa para a organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a contratação da empresa aplicadora da prova. A empresa que for selecionada será a responsável pela aplicação e a correção das provas objetivas e das redações. O contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira, 12 de dezembro.

O termo, que terá vigência já para a edição de 2023, contempla todas as etapas necessárias à realização do exame impresso, digital e para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Os procedimentos vão desde o planejamento logístico, o ensalamento, a análise de documentações, a preparação e o manuseio das provas, a capacitação de colaboradores, a aplicação até a operação de logística reversa, o processamento dos Cartões-Resposta, a correção das provas, entre outros processos. 

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes após o fim da educação básica.

Inicialmente ele era usado apenas como avaliador, mas, ao longo de mais de duas décadas foi modificado e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a nota do ENEM também pode ser usada em seleções de instituições portuguesas que têm parceria com o Inep.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.