Segunda via do CPF pode ser solicitada online. Confira o passo a passo

A burocracia para solicitar a segunda via de um documento, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), está cada dia mais simplificada. Graças ao avanço da tecnologia, é possível fazer o pedido sem sair de casa ou de qualquer lugar que se esteja, através da internet.

NOVO RG: veja quem DEVE fazer a EMISSÃO a partir de AGOSTO
Segunda via do CPF pode ser solicitada online. Confira o passo a passo. (Imagem: FDR)

Seja por ter perdido o documento em um momento de desatenção ou no caso de roubo ou furto, é de extrema importância que, assim que perceber que não possui mais a documentação, o cidadão busque providenciar a 2ª via.

Lembrando que o cartão azul é uma versão mais antiga do CPF, portanto, ele não é mais emitido. Caso esse tenha sido o formato do seu documento perdido, o que vai substituí-lo é uma outra versão. Hoje, o CPF e a Carteira de Identidade se fundiram e os brasileiros precisam portar apenas um cartão.

As pessoas que declaram Imposto de Renda (IR) têm um processo de emissão diferente das que não declaram o tributo. A seguir, confira o passo a passo para solicitar a segunda via do CPF nos dois casos.

Solicitação de segunda via do CPF para quem não declara IR

Solicitação de segunda via do CPF para quem não declara IR

Para esse grupo de pessoas, é oferecida uma outra forma de fazer a solicitação. A pessoa contribuinte pode dar entrada no processo sem preencher um formulário, pois estará usando os seus dados cadastrados no portal do Governo Federal.

Após o prazo de emissão concedido, o novo documento de identificação já estará liberado para o cidadão. Para buscar a carteira, confira os horários de funcionamento do órgão emissor da sua região.

PIS/PASEP 2023 FOI ANTECIPADO PARA DEZEMBRO? VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS E AS REGRAS!

O que mudou com a nova carteira de identidade

É possível que brasileiros registrados há mais de 10 anos possuam dois documentos de identificação: a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que contém o número do Registro Geral (RG), e a carteira do CPF.

Há alguns anos, o número do CPF foi incluído na carteira de identidade, de modo que alguns cidadãos já não precisaram emitir o cartãozinho azul do CPF na hora de se registrarem. Agora, mais uma novidade é apresentada aos cidadãos quando se trata de documentos oficiais.

A nova carteira de identidade unifica de vez o número do CPF como o RG. No documento mais recente constará apenas o número do CPF, que passa a valer também como registro geral.

Informações que estarão na nova Carteira de Identidade

Nome completo do cidadão, nome social, se houver, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, CPF e a data de validade do documento. A carteirinha também terá um QR code para autenticação eletrônica.

Outra novidade da CIN é o código MRZ, que é reconhecido por padrão internacional e permite que a nova carteira de identidade seja válida como documento de viagem que pode, inclusive, substituir o passaporte em países do Mercosul.

Como solicitar a nova carteira de identidade

A emissão da nova carteira de identidade é gratuita, mas só pode ser solicitada presencialmente. O cidadão deve ir ao órgão emissor da sua região com certidão de nascimento ou casamento e CPF regularizado.

Quando estiver pronta, a carteira será disponibilizada em versão física e digital. Como contém apenas o CPF como número de identificação, a emissão da nova carteira de identidade implica no “apagamento” do RG do solicitante. 

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile