Agências do INSS são novamente fechadas. Veja a previsão de retorno

Mais uma vez as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estarão fechadas o dia todo. Os segurados que precisam resolver questões presenciais e necessitam do atendimento nas unidades, são prejudicados. Além disso, a demanda fica represada e pode congestionar os atendimentos. Em contrapartida, os funcionários da Previdência Social ganharam direito do dia de folga.

Agências do INSS são novamente fechadas. Veja a previsão de retorno
Agências do INSS são novamente fechadas. Veja a previsão de retorno (Imagem: FDR)

Neste mês de dezembro as agências do INSS estão com funcionamento diferenciado. Isso por conta dos jogos da Copa do Mundo, em que o Brasil participa e tem avançado nas fases eliminatórias. Nesta sexta-feira (9), a Seleção enfrenta o time da Croácia, às 12h00, e por isso os atendimentos presenciais da Previdência Social não acontecerão.

Caso o país obtenha sucesso nesse jogo, a próxima partida acontece na semana que vem, no dia 13 de dezembro marcada para às 16h00. Devido ao horário, as agências do INSS funcionarão até às 14h00 (horário de Brasília). O jogo seguinte a esse é o da final que acontecerá em um domingo, logo não vai influenciar no atendimento.

Vale dizer que embora a dispensa de funcionários em dias de jogos do Brasil não seja prevista por lei, as organizações públicas têm o hábito de liberar os seus colaboradores. O mesmo acontece em escolas, prefeituras, secretarias municipais, estaduais e federais. No caso da rede privada essa dispensa é facultativa.

Como usar os serviços remotos do INSS

Embora as agências do INSS estejam fechadas, os interessados ainda podem usar os canais remotos que reúnem pelo menos 80 serviços da Previdência. Além do atendimento por telefone que também fornece uma série de informações, mas só pode ser feito por telefone fixo de forma gratuita, por celular há cobrança.

Online, usando o App Meu INSS, os segurados poderão usar serviços como:

O atendimento por ligação é feito no número 135, mas ele também terá funcionamento especial nos dias de jogos do Brasil. O atendimento humano fica interrompido 30 minutos antes da partida, e retorna 30 minutos depois do jogo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile