Os acreanos terão que pagar um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) mais caro no ano que vem. Assim, os contribuintes terão que desembolsar em média um valor 10,95% maior do que foi pago em 2022.
A causa para o aumento da tarifa do IPVA 2023 é a valorização de veículos novos e seminovos nos últimos dois anos. O imposto é cobrado a partir do valor de cada um dos automóveis, que é estipulado pela Prefeitura.
Vale lembrar que cada estado possui uma política diferente para a cobrança do imposto. Dessa forma, cada Departamento de Trânsito (Detran) é responsável pela avaliação do veículo, que tem seu valor venal atribuído pela Tabela FIPE, enquanto a Secretaria da Fazenda do Estado atribui alíquota a ser aplicada para a cobrança da tarifa. No Acre, o valor gira entre 1% e 2%.
Atualmente, a frota de veículos passíveis de tributação no estado é de cerca de 295,3 mil. Segundo a Secretaria da Fazenda do Acre, a variação do IPVA no ano que vem muda de acordo com o tipo de veículo. O órgão considerou a variação de preços de mercado dos veículos entre setembro e outubro de 2021 e o mesmo período de 2022 e a composição da frota de veículos tributáveis do Acre.
O aumento do IPVA 2023 no Acre
No caso dos automóveis mais simples, com frota de mais de 90 mil veículos no estado, a variação do IPVA entre 2022 e 2023 é de 8,23%. No caso das caminhonetes e utilitários, cerca de 32,8 mil unidades no estado, a alta é de 9,94%. Por fim, os 6,9 mil caminhões vão pagar 10,47% a mais de imposto em 2023.
Ainda de acordo com os dados do estado, os ônibus e micro-ônibus, que são em torno de 1,5 mil, tiveram alta de 6,58% no IPVA. A maior frota de veículos do estado, as motos e outros veículos similares, terão alta de 12,71%.
Calendário e a tabela de valores do IPVA 2023
A Sefaz divulgou na última terça-feira (5) o calendário e a tabela de valores do IPVA 2023. Conforme a portaria divulgada pelo fisco estadual, o contribuinte que pagar em cota única e até o vencimento vai ter desconto de 10%. Entretanto, também existe a opção de parcelar em até três vezes.