Copa do Mundo: Exposição tem NFTs com resultados dos jogos. Confira como acompanhar

No Catar, o King Abdulaziz Center for World Culture (Ithra) está promovendo a exposição “From Strike To Stroke”, que exibe 64 NFTs criadas por 32 artistas dos países participantes da Copa do Mundo 2022 juntamente com o uso de inteligência artificial que faz a combinação das peças dos dois países em cada uma das 64 partidas em uma única peça com base no resultado do jogo. Isto resultará em uma coleção única de NFTs criada através de uma colaboração entre homem e tecnologia.

De acordo com os responsáveis pela exposição que acontece na galeria Msheireb Doha, no Catar, até o dia 23 de dezembro, está sendo exibida  uma coleção única de peças personalizadas como NFTs – tokens não fungíveis. Esses ativos criptográficos tem base na tecnologia blockchain e foram criados em um processo parecido com a das criptomoedas.

A missão dos 32 artistas emergentes foi a de criar uma peça que represente os países e que use as cores da camisa das equipes. Depois de cada jogo, o algoritmo de inteligência artificial faz a combinação das criações dos artistas com estatísticas das partidas para criar peças únicas que representam cada jogo.

“A paixão dos torcedores de futebol pelo belo jogo pode se unir ao amor pela beleza da arte. Ao conectar 32 artistas das arenas tradicionais e digitais, o Ithra não apenas preenche a lacuna entre Web2 para Web3, e entre futebol e arte, mas também entre homem e máquina, pois os artistas colaboram com a tecnologia por inteligência artificial para criar NFTs exclusivos que combina arte, futebol e tecnologia”, dr. Shurooq Amin.

Tokens da Seleção Brasileira se valoriza 300%

O início da Copa do Mundo fez com que o mercado de fan tokens oficiais da seleção brasileira se impulsionasse. De acordo com o buscador de preços de ativos digitais CoinGecko, os chamados Brazil National Football Team Fan Token (BFT), se valorizou cerca de 294% entre os meses de agosto e novembro deste ano.

Estes criptoativos tem o objetivo de oferecer vantagens aos proprietários através de ações promocionais ou de engajamento.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.