Copa do Mundo faz NFTs atingirem marcas impressionantes. Vale a pena comprar?

Recentemente, a campanha #OWNYOURCOLORS, que foi promovida através da parceria entre a FIFA e o metaverso UPLAND, comunicou que superou a marca de 84 mil colecionáveis em NFT (token não-fungível) da Copa do Mundo do Catar comercializados após sete dias de operação. Foi apresentado ainda o cronograma de ofertas de novos lotes que se iniciou no mesmo dia e terá continuidade no dia 7 de dezembro.

Serão disponibilizadas para negociações através da plataforma web3 novas cargas com cerca de 100 mil colecionáveis digitais. Nos pacotes vendidos a 2, 5, 10 ou 25 dólares, os fãs de futebol que entraram em UPLAND estão colecionando jogadas dos atletas, brasões, chuteiras, camisas, logos, pôsteres e mascotes.

Ao passo que são incluídos os álbuns digitais, os “uplanders” ganham pontos e podem trocá-los por prêmios especiais. Um destes prêmios é único: o NFT do Lusail, estádio da grande final da Copa do Mundo, como propriedade virtual no metaverso. Aqueles que atingirem as pontuações mais elevadas receberão lembranças únicas da Copa como vídeos com os melhores momentos das partidas.

Os participantes de UPLAND estão enfeitando suas propriedades espalhadas em 23 cidades (terrenos, prédios, lojas, fábricas, carros entre outros) com as bandeiras e com as cores das suas seleções preferidas e demais produtos oficiais da competição.

UPLAND é um jogo de estratégia em que é possível comprar e vender propriedades virtuais com base na cartografia real das cidades. Sua comunidade já possui cerca de 4 milhões de adeptos no mundo e registrou aproximadamente 8 milhões de dólares em saques em dinheiro pelos jogadores nos últimos quatro anos.

Vale a pena investir em NFT

Este ano não foi bom para fazer investimentos em NFT. A queda da bolsa de valores, em decorrência de acontecimentos internacionais e mudanças políticas em vários países e ainda o período turbulento que as próprias moedas virtuais passam prejudicaram o desempenho dos NFTs. Caso deseje ganhar dinheiro com isso é melhor esperar um momento melhor.

Tokens da Seleção Brasileira se valoriza 300%

O início da Copa do Mundo fez com que o mercado de fan tokens oficiais da seleção brasileira se impulsionasse. De acordo com o buscador de preços de ativos digitais CoinGecko, os chamados Brazil National Football Team Fan Token (BFT), se valorizou cerca de 294% entre os meses de agosto e novembro deste ano. 

Estes criptoativos tem o objetivo de oferecer vantagens aos proprietários através de ações promocionais ou de engajamento. 

Segundo a proposta do fan token, os seus donos podem interagir com a seleção brasileira através de telefonemas, entradas nos vestiários, conferindo jogos nas áreas VIPs e ainda tem acesso a produtos oficiais assinados pelos craques.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.