Universidades estaduais estão perdendo inscritos em SP. Entenda o que está acontecendo

Além do ENEM, os vestibulares de universidades estaduais de São Paulo também têm sofrido redução no número de inscritos. Alguns pontos são apontados como motivadores dessa diminuição dos participantes. Confira o porquê desse fenômeno.

Universidades estaduais estão perdendo inscritos em SP. Entenda o que está acontecendo
Universidades estaduais estão perdendo inscritos em SP. Entenda o que está acontecendo (Imagem: FDR)

Não é só o Exame Nacional do Ensino Médio que sentiu uma redução no número de participantes nas últimas edições. Os vestibulares da Unicamp, Unesp e USP (Fuvest) também perceberam que menos estudantes estão participando de suas seleções nos últimos anos.

A Unicamp e a Unesp apontaram que a última edição do processo seletivo apresentou o menor número de inscritos desde 2012; foram 61,6 mil inscritos na Unicamp e 67,5 mil na Unesp.

Já a Fuvest, que seleciona estudantes para a USP, apresentou o menor número de participantes em 2021 e nesse ano recebeu um pouco mais de inscritos.

Por que as universidades estaduais de SP estão recebendo menos inscritos?

Um dos primeiros motivos é o uso da nota do ENEM como forma de ingresso, isso acontece através do SiSU. No entanto, recentemente a USP decidiu adotar uma forma própria de seleção de estudantes através do exame e saiu do Sistema de Seleção Unificada.

Outro ponto que pode ser apontado é a pandemia, muitos estudantes encontraram dificuldades para dar continuidade aos estudos e não se sentem preparados para participar de seleções, o que acabou sendo mais sentido pelas pessoas com menos condições financeiras.

“Isso levou estudantes a ficarem mais desestimulados, é um processo seletivo exigente. Muitos candidatos talvez tenham se sentido pouco preparados para poder enfrentar uma maratona, como essa no caso da Unicamp”, comentou o diretor da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest), José Alves.

Aliado a esse último fator está o nível de dificuldade das provas, a Fuvest, por exemplo, é uma das seleções mais concorridas do país e é considerada por muitos professores como uma das provas mais difíceis também. Afinal, a USP é hoje considerada a melhor universidade pública do país.

Além dessa dificuldade, a pandemia também fez com que muitos estudantes tivessem que trabalhar e abandonar os estudos para ajudar em casa.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.