IPTU 2023: Goiânia tira do ar ferramenta que ajudava o contribuinte na simulação. Conheça alternativas

Goiânia retirou uma ferramenta importante para os contribuintes para projetar o valor do IPTU 2023. Assim, o município não terá o seu simulador online para que os usuários possam saber o valor a ser cobrado pelo imposto após as mudanças na fórmula de cálculo do novo Código Tributário Municipal (CTM).

IPTU 2023: Goiânia tira do ar ferramenta que ajudava o contribuinte na simulação. Conheça alternativas

Inclusive, o novo livro de regras do fisco municipal já contém as alterações que estão em análise na Câmara de Vereadores. Como por exemplo, o IPTU 2023 e o de 2024 será corrigido pela inflação.

“O que está havendo são simulações feitas por um grupo de trabalho de técnicos que foi criado mediante portaria e tentar mitigar o máximo de divergências do IPTU para 2023”, explicou o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves.

Para o secretário, a criação de um site sem a tecnologia necessária para a projeção representaria um problema e não uma solução para o contribuinte da cidade de Goiânia.

“Trabalhar de forma extremamente administrativa, extremamente arcaica, infelizmente é um problema de estrutura de anos da secretaria, na mão, com Excel, com comparações, não temos condições de criar um simulador que seja confiável para que o contribuinte possa acessar e calcular o seu imposto, hoje seria mais um problema do que uma solução”, afirmou.

A tecnologia e o IPTU 2023 em Goiânia

O secretário ainda relatou que a Pasta Municipal de Finanças tem trabalhado para corrigir suas defasagens na área de tecnologia. Um dos pontos para a melhoria é a implantação de um sistema de gestão de recursos e planejamento, que é considerado um dos melhores do país, utilizado pela Prefeitura de Fortaleza.

Por fim, outro ponto que é pensado para o IPTU 2023 é uma proposta que está em tramitação na Câmara para que o imposto corrigido apenas pela inflação. Segundo o secretário, a intenção é que a partir de 2024 seja possível identificar eventuais distorções de forma mais breve possível para evitar que o contribuinte seja pego de surpresa, como no início deste ano.

YouTube video player
Sair da versão mobile