Governo determina prazo máximo para saque do PIS/PASEP. Consulte o calendário

Os cadastrados no PIS/PASEP devem ficar atentos, pois o prazo para fazer o saque do benefício está se aproximando. Os programas beneficiam funcionários de empresas particulares e de órgãos públicos que vivem com baixa renda. Entenda quem pode receber ainda este ano.

Caixa libera R$ 387 mi do PIS/PASEP até dezembro. FDR te ensina a resgatar o saldo
Governo determina prazo máximo para saque do PIS/PASEP. Consulte o calendário. (Imagem: FDR)

O pagamento do PIS/PASEP costuma ser referente às contribuições do ano anterior, mas o calendário está atrasado. Por causa da pandemia em 2020, a verba destinada aos programas foi revertida para o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Sendo assim, os depósitos feitos em 2022 têm como base o ano de 2020.

Para o próximo ano, a previsão é de que esse atraso seja regularizado. Mas para isso acontecer, devem ser efetuados em 2023 os pagamentos aos trabalhadores que exerceram atividade formal remunerada em 2021 e 2022.

Quem pode receber o PIS/PASEP em 2022?

Além de apresentar contratação sob regime CLT durante o ano-base, o beneficiário do PIS/PASEP deve comprovar também a sua renda mensal e o seu salário do período referente não pode ser maior que o limite estabelecido. Confira todos os requisitos:

CONSULTAR PIS/PASEP 2023: VEJA A DATA QUE VOCÊ VAI RECEBER O PAGAMENTO

Qual o valor do PIS/PASEP?

O depósito feito pelos programas é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. O valor máximo do PIS/PASEP é equivalente ao de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212. Confira a tabela a seguir para saber quanto receberá de acordo com o tempo de serviço.

Até quando posso fazer o saque do PIS/PASEP?

Diferente de outros benefícios, o saque do PIS/PASEP tem um prazo para ser feito. Neste ano, a data-limite é 29 de dezembro de 2022. De acordo com o Ministério do Trabalho, 441 mil trabalhadores com direito ao PIS/PASEP ainda não fizeram o saque do benefício.

Se não for retirada até o prazo, a quantia fica bloqueada para o saque e só será liberada quando houver uma nova abertura de calendário definido pelo Governo Federal.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile