Dias de jogos do Brasil nas oitavas de final e horário que trabalhadores serão dispensados

Após a fase de grupos, primeira etapa de competição da Copa do Mundo, as empresas públicas e privadas se organizam mais uma vez para adaptar o calendário aos horários dos jogos do Brasil. Pelas oitavas de final, a Seleção joga na segunda-feira, 5 de dezembro, às 16h.

Copa do Mundo: kit churrasco sofre influência dos jogos e carne fica 77% mais cara
Dias de jogos do Brasil nas oitavas de final e horário que trabalhadores serão dispensados. (Imagem: Montagem/FDR)

O adversário do Brasil neste jogo ainda será definido, mas o dia e horário caso permaneça no primeiro lugar do grupo G já estão certos. Como será em dia útil e em horário comercial, as lojas, escritórios e até órgãos públicos devem adotar novo horário de funcionamento para liberar os empregados na hora da partida.

Não há uma legislação que conceda feriado ou folga em dias de jogos da Seleção Brasileira, como houve em 2014, quando a Copa foi realizada no país do penta. Mesmo assim, a maioria das empresas entrou em acordo com os funcionários para que ninguém deixe de torcer pelo Brasil, mesmo quando a partida é marcada para o horário do expediente.

A solução escolhida por muitos estabelecimentos foi a liberação dos empregados duas horas antes do horário do jogo, assim todos terão tempo hábil para chegar em casa ou no local onde pretendem assistir a partida. Se o jogo está marcado para as 13h, por exemplo, todos são liberados às 11h.

Como fica o horário de trabalho nas Oitavas de final

Seguindo a lógica adotada pela maioria das empresas, tanto públicas quanto privadas, milhões de trabalhadores serão liberados duas horas antes do início da partida. Se o Brasil se classificar como primeiro do grupo para as oitavas de final, que é o cenário mais provável, o jogo acontecerá na segunda-feira (5), às 16h. Nesse caso, os funcionários devem ser liberados às 14h.

Porém, se perder a última partida da fase de grupos, a Seleção corre o risco de se classificar em segundo lugar do grupo G. Caso isso aconteça, a partida das oitavas de final será na terça-feira (6), às 16h, contra o primeiro lugar do grupo H.

Para os trabalhadores que podem exercer suas funções de casa, pelo computador, algumas empresas determinam o esquema de home office em dias de jogo do Brasil. A escala reduzida de funcionários também é uma das opções adotada em ambientes de trabalho. Nesse caso, é feito um revezamento e alguns empregados ainda precisam trabalhar na data da partida.

Por fim, existe ainda a possibilidade de todos os funcionários serem liberados para acompanhar a Seleção em campo e compensarem as horas não trabalhadas em outro dia, combinado previamente com a chefia.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile