A poupança social da Caixa Econômica Federal, nomeada como Caixa Tem, foi criada em 2020 para pagamento do auxílio emergencial. Foi por lá que o governo federal passou a unificar a liberação de benefícios, e permitiu que diversos serviços bancários pudessem ser feitos de forma gratuita usando a conta. Desde então, mais programas trabalhistas e de assistências passaram a usar esse canal.
Só no ano de criação do Caixa Tem, o banco informou que foram abertas 100 milhões de contas para que auxílios fossem liberados. Foi esse o método usado para que a Caixa Econômica conseguisse alcançar todas as pessoas contempladas por pagamentos que são feitos pelo banco. Logo, a conta começou a crescer e mais pessoas passaram a ter acesso ao benefício.
O aplicativo pode ser instalado em um aparelho celular, sendo que até duas contas podem ser criadas em um mesmo aparelho. Quem não tem um telefone para baixar o aplicativo da poupança social, pode receber os benefícios de forma presencial por meio de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Embora os serviços sejam gratuitos, o Caixa Tem estabelece o limite de movimentação mensal de R$ 5 mil para que a conta seja caracterizada como social. Quem fizer movimentação acima desse valor, precisa mudar a categoria da sua conta onde podem haver cobranças extras.
Programas que são pagos pela Caixa Tem
Todos os programas, benefícios sociais e trabalhistas que são pagos pela Caixa Econômica Federal, passaram a ser oferecidos pelo Caixa Tem. A ideia é que esse sistema seja usado como forma de facilitar o atendimento do banco, logo todos os depósitos são feitos neste meio, inclusive com abertura automática de conta poupança dos trabalhadores com base no número do CPF.
A lista é extensa e incluí opções como:
- Auxílio Brasil;
- Empréstimo do Auxílio Brasil;
- Abono salarial (PIS);
- FGTS (saque extraordinário, e outros);
- Vale gás;
- Seguro desemprego (para quem não informar conta para depósito).
Serviços bancários do Caixa Tem
Quando acessar o valor de um dos programas mencionados, ou de outros valores que não são pagos necessariamente pelo governo, o cidadão poderá usar os seguintes serviços bancários no Caixa Tem:
- Receber e mandar dinheiro via Pix ou transferências;
- Rendimento de poupança;
- Pagamento de boleto;
- Recarga de celular;
- Contratação de seguro;
- Empréstimos;
- Cartão de débito virtual;
- Cartão com leitura de QR Code em maquininha;
- Saque sem cartão gratuito.