Falta pouco para que uma nova rodada de pagamentos do vale-gás comece em todo país. Junto com o crédito do Auxílio Brasil será pago também o benefício liberado para financiar até 100% do valor do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Para referência dessa quantia é usada a média nacional medida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Algumas famílias devem verificar se ainda fazem parte do benefício, ou se foram mantidas nesse lote.
Embora o vale-gás seja pago no mesmo calendário do Auxílio Brasil, isso não significa que quem sabe um benefício tem automaticamente acesso ao outro. Na verdade, enquanto em dezembro o auxílio deve liberar o mínimo de R$ 600 para cerca de 21 milhões de famílias, a ajuda para compra do gás vai beneficiar pouco mais de 5,98 milhões.
Por isso, quem tenta o benefício pela primeira vez e até mesmo aqueles que já foram beneficiados no último depósito em outubro precisam verificar se continuam sendo beneficiados. É comum que hajam cortes a cada nova filtragem do Ministério da Cidadania, já que a Pasta confere os cadastros e verifica se os grupos mantem os requisitos para acesso ao auxílio.
Como o vale-gás é um benefício bimestral, e o último crédito foi liberado em outubro, nesse período podem ter havido situações que fizeram com que a família tenha perdido o acesso ao auxílio. Nestes casos, para tirar qualquer dúvida o ideal é manter a consulta ativa.
O que pode cancelar o pagamento do vale-gás
O pagamento do vale-gás de dezembro começa no dia 10, esse será o último mês em que os beneficiários receberão 100% do valor do botijão de gás de cozinha. A partir de 2023, o benefício volta a pagar 50% da média de preço nacional, porque é a quantia estabelecida por lei e o valor atual é uma exceção.
Algumas situações, por exemplo, podem surpreender e impedir que a família tenha acesso ao benefício nesse mês. Como:
- Estar com dados desatualizados no Cadastro Único;
- Ter excedido o valor máximo de renda per capita da família que é de meio salário mínimo (R$ 606);
- Não ter respondido as convocações do Ministério da Cidadania;
- Não ter feito o saque do benefício nos últimos 120 dias.
Consulte o pagamento do vale-gás
Para confirmar que terá direito ao pagamento do vale-gás, os interessados podem fazer uma consulta simples apenas informando seu CPF em canais como:
- Aplicativo do Auxílio Brasil;
- Aplicativo do Caixa Tem;
- Por ligação no número 111 (Caixa) ou 121 (Ministério da Cidadania).