Como a Tabela Fipe pode influenciar no valor do IPVA 2023? Entenda como funciona na prática

Levando em conta o aumento constante de preços dos veículos, sejam eles novos, seminovos ou usados, a tendência é que o valor do IPVA 2023 seja maior do que o IPVA 2022.

IPVA 2023: Estes veículos estão ISENTOS do imposto na Paraíba
Como a Tabela Fipe pode influenciar no valor do IPVA 2023? Entenda como funciona na prática (Imagem: FDR)

Nos últimos anos, os proprietários de veículos têm lidado com um aumento incomum no Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor.

Infelizmente, estimativas do mercado apontam para a permanência dessa dinâmica, com um reajuste ainda maior para o ano que vem.

Isso ocorre porque o aumento do preço dos automóveis é o principal indicador para o cálculo do tributo. Essas informações estão disponíveis via Consulta FIPE, que cataloga o preço médio de milhares de modelos de veículos Brasil afora.

Cálculo do IPVA 2023

O aumento na tributação ocorre devido ao aumento do preço venal do veículo.

Levando em conta o IPVA 2023, o valor a ser considerado para cálculo será o registrado em setembro de 2022, que em seguida é multiplicado pelo percentual da alíquota do veículo no estado.

Estimativas do mercado apontam que entre janeiro e dezembro de 2021, a média de preço dos veículos seminovos, de 1 a 3 anos de uso, aumentou 23,5%.

Em 2022, os aumentos chegaram a 7%, em média – mantendo a trajetória de valorização.

Um exemplo prático: em São Paulo, a alíquota do imposto para automóveis é de 4%. Logo, o preço do IPVA 2023 de um Volkswagen Gol 1.0 MI Total Flex 8V 4 portas 2015, que durante o mês de setembro de 2022 tem preço-base de R$ 41.221, na Tabela Fipe, será de R$ 1.648,84.

Em setembro de 2021, exatamente um ano antes, o mesmo modelo tinha preço-base de R$ 31.801 e um IPVA devido de R$ 1.272,04. 

Por conclusão, o IPVA 2023 tem a tendência de ser até R$ 376,80 mais caro para o caso do veículo usado no exemplo –  um aumento superior a 30%.

Para fazer o cálculo, basta considerar o preço do automóvel no mês de setembro do ano anterior multiplicando a alíquota praticada no estado (R$ 41.221 x 4% [SP] = R$ 1.648,84).

Como funciona a Tabela Fipe?

Trata-se da principal referência no mercado brasileiro de carros usados e seminovos, funcionando também como um balizador de contratos e seguros automotivos.

Comprador e vendedor podem consultar gratuitamente a tabela e saber o preço médio de um carro/moto usado ou seminovo, levando em consideração alguns fatores como marca, ano e modelo do veículo.

Por ser atualizada todo mês com uma ampla pesquisa de mercado, a Fipe garante que as informações de sua tabela estarão sempre em dia.

Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

O aumento de preços dos automóveis

Em épocas marcadas pela estabilidade do setor político-econômico, a tendência é que o preço dos automóveis caia conforme a desvalorização natural do produto. 

No entanto, a pandemia mudou fortemente o cenário na economia, afetando também a indústria automotiva.

Como resultado, desde o início de 2020, o mercado brasileiro de automóveis teve que lidar com uma situação atípica. De início, o primeiro fenômeno a afetar as cotações dos automóveis foi a falta de alguns componentes nas linhas de montagem. 

Como consequência, as montadoras priorizaram a fabricação de modelos mais caros, restringindo os mais acessíveis. Assim, os carros que eram considerados mais baratos tiveram forte reajuste de preço, que desestimulou a aquisição dos veículos de categorias mais acessíveis. 

Nessa cadeia de consequências, o resultado final foi a supervalorização dos usados, que acabaram acompanhando as altas dos modelos novos e ganharam ainda mais destaque.

Na prática, o comprador que queria adquirir um carro zero km desde março de 2020 teria que pagar um valor elevado, além de ter que enfrentar meses de espera até receber o novo modelo. 

A saída encontrada por milhares de consumidores foi partir para o mercado de seminovos e usados, que com a maior procura, seguiu a elevação de preços. Veja mais sobre esse assunto no Garagem 360.