Setor de FRANQUIAS terá MENOS impostos NESTE estado

Estado do Rio de Janeiro terá redução de impostos no setor de franquias. Ação deve beneficiar dezenas de empreendedores que investem nesse segmento que tem apresentado bom desempenho.

Setor de FRANQUIAS terá MENOS impostos NESTE estado
Setor de FRANQUIAS terá MENOS impostos NESTE estado (Imagem: Montagem/FDR)

Que o setor de franquias conquistou os brasileiros não é novidade, prova disso é a decisão do estado do Rio de Janeiro de reduzir impostos sobre empresas desse segmento. A informação da redução foi divulgada na última semana pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 Redução de impostos para franquias no Rio

No próximo ano as empresas desse segmento devem ter redução do Imposto sobre Serviços (ISS) passando dos 5% atuais para 2%; o ISS é um imposto municipal cobrado às empresas prestadoras de serviços.

Como as franquias se enquadram nessa condição, acabam tendo que pagar esse imposto. A redução dele segue um projeto de lei aprovado na cidade do Rio, com apoio do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Pelo projeto as franquias poderão parcelar o ISS não pago nos últimos 5 anos em até 60 vezes.

Essas empresas ainda terão a oportunidade de reduzir o valor das multas em até 80% quando escolherem o parcelamento em 12X.

Ou ainda terão acesso a uma redução de 40% sobre o valor total da dívida se escolherem o parcelamento em até 60X.

A ideia é criar oportunidades de o franqueado regularizar a sua situação com o estado do Rio de Janeiro.

Franquias no Brasil

Nos últimos meses você, provavelmente, viu diversas pautas sobre franquias aqui no portal FDR, isso é resultado do crescimento do setor.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2022 o setor cresceu 12,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o faturamento total foi de R$ 195 bilhões.

Em relação ao estado do Rio de Janeiro, no mesmo período de 2022, o crescimento registrado foi de 21,8%, chegando a um acumulado que ultrapassou os R$26 bilhões.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.