O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a pagar a parcela de novembro dos aposentados, pensionistas e beneficiários. Como foi determinado pelo órgão, os segurados que têm direito ao 13º salário receberão o abono junto com o pagamento de novembro. Confira quem recebe o dinheiro extra nesta segunda-feira (28).
Os salários de novembro do INSS começaram a ser pagos no dia 24 deste mês e os últimos depósitos serão feitos no dia 7 de dezembro. A ordem dos pagamentos é definida pelo último dígito do número previdenciário, considerando apenas o que vem antes do traço.
Recebem hoje, dia 28 de novembro, os aposentados e pensionistas do INSS contemplados com até um salário mínimo e que têm 3 como dígito final do seu número de cadastro previdenciário. Dos 36 milhões de segurados, mais de 60% recebe um salário mínimo (R$ 1.212,00) por mês da autarquia.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Uma decisão pelo adiantamento do 13º salário dos segurados do INSS mudou o calendário oficial dos pagamentos. Entre abril e junho de 2022, cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas receberam o abono antecipado.
Como o órgão paga o 13º salário em uma única parcela, aqueles que receberam no primeiro semestre não terão a renda extra no final do ano. Apenas os novos segurados, cadastrados no INSS a partir de maio de 2022, terão o abono nas suas contas junto com o pagamento de novembro. Esses que entraram recentemente não tiveram o décimo terceiro adiantado.
O cálculo do 13º salário para o grupo de cadastrados a partir de maio também é diferente. O valor do abono será proporcional à quantidade de meses em que receberam o benefício do órgão previdenciário este ano.
Saiba quanto vai receber de 13º salário do INSS preenchendo a calculadora do FDR com o valor da sua aposentadoria ou pensão e há quantos meses é um segurado do INSS.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício com final 1 – 24 de novembro;
- Benefício com final 2 – 25 de novembro;
- Benefício com final 3 – 28 de novembro;
- Benefício com final 4 – 29 de novembro;
- Benefício com final 5 – 30 de novembro;
- Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.