SiSU 2023: Como usar a nota do ENEM? Qual o período de inscrições?

Diversas universidades já divulgam informações sobre o SiSU 2023, incluindo os seus termos de adesão. Em geral o Sistema de Seleção Unificada realiza dois processos seletivos ao ano, sempre no começo de cada semestre, e utiliza a última edição do ENEM.

SiSU 2023: Como usar a nota do ENEM? Qual o período de inscrições?
SiSU 2023: Como usar a nota do ENEM? Qual o período de inscrições? (Imagem: FDR

Se o seu sonho é fazer uma graduação em uma instituição pública, fique atento, pois, o SiSU 2023 deve acontecer no começo do próximo ano. Programa oferece vagas em todo o país em universidades que fazem a adesão a ele, inclusive, o Sistema de Seleção Unificada substitui o tradicional vestibular em muitas delas.

Quando acontecem as inscrições no SiSU 2023?

Oficialmente o calendário do SiSU 2023 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), que é responsável pelo processo seletivo. Mas, há expectativa é de que as inscrições aconteçam logo após a divulgação do resultado do ENEM 2022, previsto para 13 de fevereiro de 2023.

Afinal, o calendário do programa não pode atrapalhar os calendários das universidades que, geralmente, iniciam os semestres entre os meses de fevereiro e março.

Como usar a nota do ENEM no SiSU 2023?

Antes de tudo é importante lembrar um ponto, apenas quem fez o ENEM 2022 poderá concorrer as vagas do SiSU 2023; porque o programa sempre utiliza as notas da última edição do exame antes da abertura das inscrições.

O processo de inscrição é bem simples, sem grandes mistérios. Basta entrar no portal Acesso Único / SiSU, selecionar a opção de inscrição, que ainda não está disponível.

Após isso é necessário fazer o login com os dados da conta Gov.br, os mesmos utilizados no ENEM. Na página seguinte você precisará confirmar algumas informações e iniciar o processo de inscrição. Cada participante pode escolher até dois cursos, seguindo uma ordem de prioridade.

Após finalizar o processo você pode continuar conferindo o portal, acompanhando a nota de corte e até mesmo realizar trocar, caso ache interessante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.