Passo a passo para consultar valor do 13° salário do INSS

Mais um pagamento do 13° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acontece neste mês de novembro. As duas primeiras parcelas habituais do abono natalino já foram repassadas no primeiro semestre, em abril e maio. Agora, essa quantia que deve chegar aos aposentados e pensionistas em cota única trata dos pagamentos que foram liberados a partir de maio.

Passo a passo para consultar valor do 13° salário do INSS
Passo a passo para consultar valor do 13° salário do INSS (Imagem: FDR)

Os segurados que já receberam o 13° salário do INSS no início deste ano não terão mais acesso ao pagamento do benefício em novembro. Essa quantia liberada neste momento é proporcional aos meses que o cidadão está recebendo o salário previdenciário, passando a considerar como mês completo aquele que durou mais de 15 dias na contagem para liberação do benefício.

A gratificação natalina é tradicional dentro da Previdência Social, esse recurso já fica disponível nos cofres públicos. Isso significa que a antecipação que aconteceu no primeiro semestre deste ano não influenciou o investimento no INSS. Logo, alterar o calendário não é um problema para o governo federal que já fez essa mesma antecipação em 2020 e 2021 devido a pandemia.

Agora, como forma de compensar aqueles que ainda não tiveram acesso ao valor, mas passaram a receber um salário previdenciário, o 13° salário do INSS será depositado em única parcela. A quantia será paga junto com o benefício do mês de novembro, aumentando o valor a ser recebido neste mês.

Valor do 13° salário do INSS

Este valor do 13° salário do INSS pago em novembro será proporcional, isso significa que não terá valor equivalente ao pagamento mensal. Somente receberia quantia equivalente a sua pensão ou aposentadoria, caso o depósito deste benefício estivesse acontecendo a pelo menos doze meses.

Para calcular a quantia paga nesta única cota do 13° salário é preciso:

  • Dividir o salário por 12 e multiplicar pelos meses que está recebendo o benefício.

Também é preciso considerar a parcela de contribuição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) que pode ser descontada desse pagamento.

Consultar valor do 13° salário

Aqueles que ainda estão em dúvida sobre qual valor do 13° salário, podem fazer a consulta do extrato de pagamentos seguindo esse passo a passo:

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • Na opção “Extratos” selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
  • Confira os valores que serão depositados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]