No fim de novembro, devido à Black Friday, diversos consumidores vão estar em busca de promoções no mercado varejista. Apesar disso, as oportunidades também podem ser encontradas na área dos investimentos. Os investidores ainda podem encontrar ações baratas na bolsa de valores.
Ao dizer que ações estão descontadas na bolsa de valores, significa que existem fatores que apontem que a cotação dessas empresas está abaixo do evidenciado pelos fundamentos. Ou seja, existe uma possibilidade de valorização desses ativos.
Sendo assim, o preço nominal dessas ações não reflete o valor real da empresa listada na bolsa de valores. São diversas as razões que provocam a queda dos ativos, como quedas do mercado de ações, notícias adversas e popularidade da companhia.
Por meio da análise fundamentalista, investidores podem saber quais são as companhias com grande potencial de crescimento e retorno elevado sobre a aplicação. Isso pode ser feito a qualquer momento, e não apenas no período de Black Friday, inclusive.
Ações baratas na bolsa de valores
Após analisar algumas das principais métricas usadas no mercado, a Exame selecionou três ações descontadas na bolsa de valores brasileira, com grande potencial de crescimento no longo prazo.
A primeira empresa citada é o Banco do Brasil (BBAS3). Devido ao resultado das eleições de 2022, com a vitória de Lula, diversos investidores temeram uma eventual interferência na empresa estatal. Isso resultou na queda das ações da instituição. Contudo, a visão é que o mercado realizou uma precificação do pior.
A segunda companhia comentada é a Petrobras (PETR3), que registrou queda das ações após a fase eleitoral.
Uma das métricas mais usadas para analisar a companhia é o EV/Ebitda, que indica por quanto tempo o lucro operacional pode pagar pelos investimentos de aquisição. Ou seja, esse parâmetro auxilia a compreender a capacidade da companhia em gerar lucro.
Conforme dados da Status Invest, o EV/Ebitda da petroleira está negociado abaixo do seu histórico. Isso sugere uma oportunidade de compra.
De qualquer modo, é importante observar como Lula atuará para controlar o valor da gasolina — de forma a impactar o lucro da Petrobras.
A terceira empresa de capital aberto citada é a Via (VIIA3), dona das Casas Bahia e Porto.
Mesmo que as três companhias estejam sendo avaliadas, elas não devem, necessariamente, ser adquiridas no momento atual. A decisão de compra dependerá das perspectivas e estratégia para a companhia futuramente.
Ainda vale destacar que as ações apontadas pelo site não representam recomendação de investimento.
Confira a calculadora de investimento do FDR: