BLACK FRIDAY 2022: Você deve EVITAR comprar qualquer coisa NESTES sites

Nesta sexta-feira (25), será realizada a Black Friday 2022. Em meio ao grande número de plataformas oferecidas, os consumidores devem ficar atentos para não enfrentarem problemas futuros. Para ajudar a população, o Procon-SP divulgou uma lista de sites que devem ser evitados.

BLACK FRIDAY 2022: Você deve EVITAR comprar qualquer coisa NESTES sites
BLACK FRIDAY 2022: Você deve EVITAR comprar qualquer coisa NESTES sites (Imagem: FDR)

Na Black Friday do ano passado, foram registradas mais de 700 reclamações no Procon-SP. Os grandes motivos observados foram atraso ou não entrega do produto; pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.

Antes de realizar a compra na Black Friday, o órgão de direito do consumidor recomenda verificar se a compra de certo item — ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Também é recomendado que o consumidor realize uma pesquisa de preços do item que pretende adquirir. A pessoa ainda deve avaliar se o valor anunciado — incluindo frete e juros, na hipótese de parcelamento — realmente vale a pena.

Ao adquirir pela internet, o cidadão deve se atentar à existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que disponibilizam ofertas enganosas na Black Friday.

O órgão ainda orienta que os dados do fornecedor precisam ser checados antes de qualquer aquisição ou contratação. Neste sentido, é preciso constatar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e observar se foi criada há poucos dias.

Black Friday: Como não cair em golpes e realmente economizar nas compras

Sites para evitar realizar compras na Black Friday 2022

O órgão paulista desenvolveu uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

São estes os sites citados, conforme listagem atualizada em 19 de julho deste ano:

A lista dos sites a serem evitados na Black Friday podem ser encontrados neste link.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile