Vai fazer compras neste fim de ano? Listamos uma série de dicas imperdíveis para você economizar

O clima de confraternização do fim de ano é contagiante. Quando o mês de dezembro se aproxima, as confraternizações e festas já começam a ser marcadas na agenda. Porém, a animação para comparecer e colaborar com todos os eventos pode acabar ofuscando os gastos com as compras que existem por trás desses compromissos festivos.

FDR Responde: O que é a CPMF? Como ela funcionava? Ela pode voltar?
Vai fazer compras neste fim de ano? Listamos uma série de dicas imperdíveis para você economizar. (Imagem: Montagem/FDR)

Os presentes, as roupas novas para usar nas festas, os banquetes das ceias de Natal e Ano Novo, as cotas para financiar as diversas confraternizações… A soma de todos os gastos para comemorar pode se transformar em uma surpresa desagradável no mês seguinte. Para não se complicar financeiramente com as compras, fique atento às dicas do FDR e economize neste fim de ano.

Estabeleça um valor para os gastos extras de fim de ano

Mesmo que não tenha o costume de preencher planilha de finanças de forma regular, o período das festas de fim de ano pedem uma atenção especial para os gastos. Considere a sua renda fixa e determine um valor limite para o total de gastos que não vai comprometer a sua situação financeira nos próximos meses.

Faça listas para tudo

Das compras no mercado para a ceia de Natal até os presentes do amigo oculto. O momento da compra, seja online ou presencial, é cheio de armadilhas para que o cliente gaste mais do que planejou. Quando a procura é limitada pelo que já foi estabelecido, as dúvidas diminuem e o consumidor tem mais facilidade para controlar os gastos.

Outra dica em relação às listas é fazê-las com antecedência. Assim, será possível pesquisar os preços com calma e escolher as lojas onde os itens da lista estão mais em conta. Se antecipar com a pesquisa também ajuda no caso do melhor preço ser encontrado em um site de vendas. Fazer o pedido com antecedência diminui o risco da compra chegar atrasada.

Pesquisa de preços e compras com antecedência

Esse é o combo perfeito para economizar nos gastos. Consultar o preço do produto desejado em várias lojas faz com que descontos e promoções sejam encontradas, ou até melhores condições de pagamento.

Mas é claro que uma pesquisa de preços, para ser eficaz, não deve ser feita em cima da hora. Não deixe a primeira semana de dezembro passar sem ter feito as três primeiras dicas deste texto.

Uma grande oportunidade para comprar com descontos e com antecedência os presentes de Natal é a Black Friday. Neste ano, o dia definido pelo comércio para concentrar ofertas imperdíveis é 25 de novembro, mas diversas lojas preferem fazer uma temporada de promoções ao longo de todo o mês de novembro.

Evite fazer compras com crianças

Quem já levou uma criança ao mercado, sabe que o carrinho acaba saindo com mais itens do que havia na lista. A companhia das crianças, por mais agradável que possa ser, é um fator que coloca em risco todo o planejamento econômico das compras de fim de ano. Para não perder esse controle, a melhor decisão é ir sem os pequenos e focar em levar para casa apenas o que está na lista.

Considere fazer uma reserva financeira

Mesmo com toda pesquisa e planejamento para os gastos do fim de ano, este acaba sendo o período em que mais se compromete o dinheiro. Não é seguro contar com a entrada de rendas extras, como o 13º salário e outros benefícios que possam aparecer nessa época.

Para evitar o aperto financeiro em janeiro, mês que chega acompanhado de impostos anuais para pagar, é recomendado que se crie uma reserva de orçamento. Esse dinheiro pode ser parte do 13º salário, por exemplo, ou a junção de pequenas quantias ao longo do segundo semestre.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.