Governo paga AUXÍLIO para caminhoneiros e taxistas. Consulte o calendário

Aconteceu no último sábado (19) o pagamento da quinta parcela do auxílio para caminhoneiros e taxistas. Esta é o penúltimo depósito do benefício que tem previsão para durar até dezembro deste ano. O primeiro saque foi em agosto, e o objetivo deste crédito é minimizar os impactos da alta no valor dos combustíveis. Quem não foi contemplado ainda tem chances, mas é preciso seguir algumas regras.

Governo paga AUXÍLIO para caminhoneiros e taxistas. Consulte o calendário
Governo paga AUXÍLIO para caminhoneiros e taxistas. Consulte o calendário (Imagem: FDR)

A fim de criar laços, o governo de Jair Bolsonaro (PL) autorizou a criação de um auxílio para caminhoneiros e taxistas pagando R$ 1 mil por parcela. Cada profissional destas áreas tem direito de receber no máximo uma cota por mês, independente de quantos veículos tenha em seu nome. Em nenhum dos dois casos foi preciso fazer inscrição por um sistema exclusivo.

No caso do auxílio para caminhoneiros foram usados os dados da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para selecionar os contemplados. Para os taxistas foi preciso que as prefeituras cadastrassem os profissionais com registro no município e enviassem ao Ministério do Trabalho e Previdência. A Dataprev que é ligada ao governo analisou os dados e fez a seleção.

Os caminhoneiros ainda tiveram a chance de tentar o recebimento do benefício caso não tenha sido contemplado, bastava enviar a autodeclaração no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) nos sistemas online do governo.

Calendário do auxílio para caminhoneiros e taxistas

O calendário do auxílio para caminhoneiros e taxistas é o mesmo, embora não seja possível receber os dois benefícios simultaneamente. Isso significa que um caminhoneiro autônomo que também trabalha como taxista, ou vice versa, terá acesso a apenas um dos auxílios.

Este cronograma também mostra até quando é possível que hajam novos cadastros para que parcelas do auxílio para caminhoneiros e taxistas sejam liberadas no mesmo mês. Confira:

  • Envio da autodeclaração: até 28 de novembro;
  • Pagamento da 6ª sexta: 10 de dezembro.

No caso dos caminhoneiros a autodeclaração pode ser enviada pelo Portal Emprega Brasil ou App Carteira de Trabalho Digital. Enquanto para os taxistas o documento deve ser preenchido e enviado pela prefeitura.

Como receber o auxílio caminhoneiro e taxista

O pagamento do auxílio para caminhoneiro e taxista é feito exclusivamente pelo App Caixa Tem, onde foi criada uma conta para cada um dos contemplados. Basta acessar a poupança social e clique em “Auxílio Caminhoneiro” ou “Auxílio Taxista” para consultar se foi contemplado.

O recebimento do valor de R$ 1 mil pode ser feito da seguinte forma:

  • Com saque em caixas eletrônicos da Caixa Econômica, na opção “saque sem cartão”, sendo necessário gerar um código no App;
  • Transferências;
  • PIX;
  • Pagamento de boletos;
  • Uso de cartão de débito virtual;
  • Saque em casas lotéricas e agências da Caixa.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com