No dia 25 de novembro, será realizada a Black Friday. Além do varejo, também haverá demanda no mercado de imóveis nessa data. Dessa forma, os consumidores poderão aproveitar o evento para encontrar ofertas em pregões e leilões online.
Apesar da possibilidade de fazer parte de leilões online no período de Black Friday, os interessados precisam tomar cuidado no momento da compra. Isso porque há golpistas que se aproveitam do evento para enganar clientes.
Segundo o leiloeiro oficial da Mega Leilões, Fernando Cerello, por conta do aumento da taxa de juros e dos altos índices de endividamento, vem crescendo a busca pela compra de bens em casas de leilões.
No entanto, ele ressalta a necessidade de ter bastante cuidado com a possibilidade de fraudes. Este risco deve ser observado durante o período da Black Friday.
Como evitar fraudes em leilões de bens durante a Black Friday
Como forma de reduzir situações de fraudes, o especialista selecionou seis recomendações para que os compradores saibam identificar e evitar golpes na aquisição de bens na Black Friday:
- Verifique se o site em que o leilão está sendo promovido faz parte das leiloeiras cadastradas no órgão fiscalizador e na junta comercial do Estado em que reside;
- Constate a idoneidade do site da leiloeira. Veja se os lotes apresentam informações como: processo ao qual o bem está relacionado, edital e matrícula do bem;
- Entre em contato no telefone oficial da leiloeira para comprovar a veracidade do leilão;
- Se atente ao conteúdo da página do leilão. Caso tenha muitos erros de português, desconfie;
- Nunca efetue pagamentos por meio de Pix ou WhatsApp. Somente faça pagamento por meio de depósito integral em dinheiro, TED ou boleto. Quando realizar a compra, o arrematante precisa enviar o seu comprovante ao leiloeiro, por meio da via exigida em edital para que se tenha a liberação da nota fiscal e do bem que foi arrematado;
- Pesquise sobre a leiloeira, verifique se há depoimentos de clientes e consulte os portais de reclamações de consumidores, nos quais seja possível encontrar registros de reclamações contra sites desconhecidos.
“Precisamos tomar muito cuidado antes de arrematar um bem, é indispensável participar de leilões online cuja leiloeira esteja habilitada nos órgãos responsáveis. Assim o consumidor evita cair em uma enrascada e não corre o risco de perder o dinheiro investido”, complementa o leiloeiro da Mega Leilões.