Quase METADE dos brasileiros DESISTIRAM de comprar online pelo MESMO motivo

Você sabia que cerca de 50% de quem compra pela internet no Brasil desiste da compra em decorrência de problemas no processo de pagamento da loja online? Foi o que mostrou uma pesquisa publicada pela fintech Zimpler que utilizou relatos do primeiro semestre deste ano.

A pesquisa da Zimpler, fintech líder em pagamentos de comércio eletrônico na Europa, mostrou que 78% das compras abandonadas devido a problemas de pagamento eram de valores menores, abaixo de R$300. As compras acima de R$1000 representaram apenas cerca de 5% do total da amostra, mas foram responsáveis por mais de 20% das perdas totais.

“Nosso estudo mostra que o custo de transações on-line frustradas foi de pelo menos R$ 1,3 bilhões – e potencialmente muito mais alto”, diz Johan Strand, CEO da Zimpler.

Segundo dados da Nielsen IBit, a receita total do comércio eletrônico no Brasil atingiu R$ 118 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, o que significa que as transações online abandonadas representaram 1,1% das vendas totais.

No entanto, o custo real para os varejistas provavelmente será maior, já que os consumidores têm menos probabilidades de voltar aos sites de comércio eletrônico após uma má experiência. “Qualquer fricção nos sistemas de pagamentos on-line não só aumenta os custos dos varejistas de comércio eletrônico, mas também reduz as receitas”, acrescentou Strand.

A Zimpler planeja fazer seu lançamento no Brasil nos próximos meses, trazendo sua tecnologia de processamento de pagamentos e sua experiência para construir uma integração ao PIX que fortalecerá o maior mercado de comércio eletrônico da América Latina.

Os dados da Nielsen IBit mostram que 6,2 milhões de brasileiros fizeram compras on-line nos primeiros seis meses de 2022.

O valor total das compras on-line continua aumentando, passando de R$ 76,2 bilhões no primeiro semestre de 2021, porém, na realidade, o número de brasileiros que compraram produtos ou serviços on-line caiu no primeiro semestre deste ano, abaixo dos 7,3 milhões de consumidores on-line no primeiro semestre de 2021.

A pesquisa foi realizada pela Toluna lnsights sondando uma amostra nacionalmente representativa de 513 adultos brasileiros, entre o 3 de novembro e o 4 de novembro de 2022. 

Do total, 47% da amostra havia abandonado uma compra. Os pesquisadores calcularam isso como 47% do total de 6,2 milhões de brasileiros que compraram on-line este ano. A partir disso, eles puderam estimar o valor total das perdas no primeiro semestre deste ano.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.