13º salário do INSS: quando os aposentados recebem o abono? Saiba consultar e calcular o pagamento

Pontos-chave
  • O pagamento do 13° salário do INSS será pago em cota única;
  • Um grupo exclusivo terá acesso ao pagamento neste primeiro momento;
  • O valor liberado será proporcional aos meses em que o cidadão está recebendo o auxílio.

O primeiro pagamento do 13° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aconteceu no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de movimentar a economia brasileira, o governo autorizou que as duas primeiras parcelas fossem pagas antes do meio do ano. Agora em novembro um novo pagamento vai acontecer, mas dessa vez para outro grupo e em apenas uma cota.

13º salário do INSS: quando os aposentados recebem o abono? Saiba consultar e calcular o pagamento
13º salário do INSS: quando os aposentados recebem o abono? Saiba consultar e calcular o pagamento (Imagem: FDR)

Todos aqueles que recebem pensões e aposentadorias da Previdência Social ganham direito ao 13° salário do INSS. A exceção fica por conta dos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), um salário que é assistencial e não previdenciário, por isso não garante o décimo terceiro e também não deixa pensão por morte. Os demais têm acesso normalmente a quantia.

A ideia de antecipar o pagamento do 13° surgiu como uma forma de movimentar a economia do país, já que esse valor já fica reservado para o pagamento dos segurados do INSS. Isso significa que mexer no calendário não altera em nada nos cofres públicos do país, mas possibilitou a garantia de recursos para esse grupo.

Agora, a liberação do 13° salário do INSS no mês de novembro busca beneficiar um novo grupo que não foi contemplado neste primeiro momento. Os pagamentos seguem o calendário regular do mês de novembro iniciando por aqueles que recebem até um salário mínimo.

Quem recebe o 13° salário do INSS em novembro

A ideia de liberar o 13° salário do INSS no mês de novembro é beneficiar um grupo que ainda não recebeu o abono. Isso significa que aqueles que já foram contemplados com as duas parcelas referentes a esse benefício não receberão neste novo momento, pois já tiveram acesso a quantia.

O pagamento de novembro será responsável por beneficiar:

Diferente do décimo terceiro salário liberado no início do ano, a quantia será depositada em cota única e não em duas parcelas. Isso significa que o valor que for somado ao salário comum deste mês é a quantia total do 13°.

Como calcular o valor do 13° salário do INSS

Por conta do 13° salário do INSS pago em novembro ser correspondente ao salário liberado a partir de maio deste ano, a quantia não será igual a 100% do auxílio, pensão ou aposentadoria. Neste pagamento acontece o cálculo de 13° proporcional com base nos meses em que o cidadão recebe salário previdenciário.

O cálculo funciona assim:

Exemplo:

Como consultar o valor do 13° salário

Aqueles que passaram a receber algum benefício da Previdência Social depois de maio deste ano, mas ainda não tem ideia do quanto receberá de 13° salário do INSS, pode fazer a consulta. Os pagamentos começam em 24 de novembro, e antes mesmo disso é possível verificar quanto será recebido por meio dos canais online.

A consulta usando o aplicativo Meu INSS é a mais utilizada:

Além do aplicativo, os interessados podem fazer a consulta usando o site do Meu INSS ou a Central de Atendimento no telefone 135 disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário de pagamentos do 13° salário do INSS

Os pagamentos do 13° salário do INSS começam em 24 de novembro, como de costume iniciando por aqueles que recebem até um salário mínimo e em seguida para os que têm faturamento superior a esse. A quantia será depositada junto com o salário referente ao mês.

Quem recebe um salário mínimo

Quem recebe acima de um salário mínimo:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile