Bolsas de Valores estão NERVOSAS. Entenda os motivos

No início desta quinta-feira (17), as bolsas de valores pelo mundo operaram sem direção única. O mercado segue observando a questão geopolítica na Europa, e também espera pelo anúncio de política fiscal no Reino Unido, segundo apurado pelo InfoMoney.

Bolsas de Valores estão NERVOSAS. Entenda os motivos
Bolsas de Valores estão NERVOSAS. Entenda os motivos (Imagem: Montagem/FDR)

No dia, as bolsas de valores da Europa operam sem uma direção definida. Enquanto isso, os mercados da Ásia e índices futuros dos Estados Unidos registram baixa.

A guerra da Ucrânia também segue sob a atenção do mercado, de forma a refletir na instabilidade das bolsas de valores globais. Nesta terça-feira (15), um míssil atingiu a Polônia, o que causou dúvidas sobre a origem do disparo.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alega que, quando o míssil atingiu a Polônia, era provável que as defesas aéreas da Ucrânia estivessem buscando interceptar mísseis da Rússia. Dois civis poloneses morreram por conta do ataque.

Os investidores ainda esperam pelo grande anúncio orçamentário no Reino Unido. Nesta quinta, o chanceler do Reino Unido, Jeremy Hunt realizará um anúncio fiscal, que deve indicar cortes de gastos e elevações de impostos — que devem conter bilhões de libras.

Os agentes do mercado também esperam pela declaração de seis membros do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) em eventos nesta quinta.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Brasil acompanha instabilidade de bolsas de valores globais

No Brasil, também há grande instabilidade — igual à observada em diversas bolsas de valores mundiais.

No mercado local, os agentes repercutem a entrega da minuta da PEC da Transição (Proposta de Emenda à Constituição). O documento foi apresentado na noite desta quarta-feira (16), pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

A PEC da Transição tem o objetivo de liderar espaço no Orçamento de 2023, fora de regras fiscais. Dessa forma, seria possível incluir propostas de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta visa disponibilizar o Bolsa Família de R$ 600 a partir de janeiro do próximo ano, entre outras medidas.

Ao ser perguntado sobre o tempo de vigência da proposta, Alckmin alegou que caberá ao Congresso estabelecer, nas discussões sobre a medida.

O vice-presidente eleito ainda disse que a PEC da Transição não será uma licença para o novo governo realizar gastos sem responsabilidade fiscal. Segundo ele, “não há nenhum cheque em branco”.

Nesta quarta-feira, o Ibovespa, principal índice da B3, fechou em baixa de 2,58%, aos 110.243 pontos.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile