Empresas da área de tecnologia estão podem estar em crise, prova disso é a diminuição nas contratações e demitindo. Ações são resultado da retração econômica enfrentada por elas por últimos meses. Confira qual foi a nova gigante mundial a anunciar a redução no quadro de funcionários.
Provavelmente você leu aqui no portal dois opostos: em um determinado momento uma onda crescente de contratações na área de tecnologia; em outro o anúncio de crise no segmento com diversas empresas reduzindo as contratações e demissões. Agora, a Amazon entra para a lista ao anuncia que vai dispensar cerca de 10 mil funcionários.
As demissões serão mundiais e ainda não se sabe se serão concentradas em um local específico.
Amazon está reduzindo contratações e demitindo
Os desligamentos devem atingir diversos setores, como o de desenvolvimento de dispositivos, varejo e até mesmo RH. Por outro lado, na última sexta-feira, 11, a empresa anunciou a abertura de diversas vagas de emprego temporário no Brasil para a campanha de Black Friday.
Ao ser questionada pelo Valor sobre onde serão concentradas as demissões a empresa não deu detalhes. Mas, relembrou o anúncio recente feito sobre o Brasil.
“A Amazon tem um compromisso de longo prazo com o Brasil e continua oferecendo um número significativo de vagas abertas em toda a empresa. Temos diversos negócios em vários estágios de evolução e continuaremos ajustando nossas estratégias de contração para cada um deles durante o percurso”, informou a empresa em comunicado sobre as demissões.
Crise nas empresas de tecnologia
Além da Amazon, a Meta, empresa dona do Facebook, anunciou na semana passada a redução em 13% do seu quadro de funcionários. No Brasil o escritório do Itaim deve ser desocupado e as equipes unificadas na unidade da Avenida Faria Lima, também em São Paulo.
Em outubro a Microsoft demitiu mil funcionários, cerca de 1% do seu quadro total de colaboradores.
Outra gigante que reduziu o número de funcionários foi o Twitter, após assumir a presidência da empresa Elon Musk anunciou o desligamento de quase metade dos 7,5 mil funcionários; inclusive funcionários de alta chefia.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.