ENEM 2022: Aprenda a calcular a sua NOTA da prova

Conhecer o método de correção da prova do exame pode te ajudar a estimar a sua notado ENEM 2022. Divulgação oficial do resultado do exame ainda não tem data definida, a estimativa é de que ela aconteça no começo do próximo ano. Conheça a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

ENEM 2022: Aprenda a estimar a sua NOTA
ENEM 2022: Aprenda a estimar a sua NOTA (Imagem: FDR)

O método TRI é utilizado como forma de correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio há anos e será aplicado no ENEM 2022. Essa forma de corrigir a prova é chamada de “antichute”, pois, teoricamente, identifica quando o participante chutou a resposta de uma questão, o que diminui a sua nota.

Método de correção do ENEM 2022

Antes de tudo é importante que você saiba o seguinte: a correção da prova do exame não é feita apenas contando o número de questões acertadas, ela vai além desse quesito.

As questões do ENEM são classificadas em fáceis e difíceis no Banco Nacional de Itens (BNI), a partir disso fica mais fácil entender o seguinte:

Para o seu desempenho ser bom é necessário ter um equilíbrio entre essas questões. Caso o estudante acerte muitas perguntas difíceis e poucas fáceis, se entende que ele chutou e sua nota acaba sendo reduzida.

É necessário ter certa coerência, afinal, não é natural acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis?

Também por conta do Método TRI que é comum vermos pessoas com um número maior de acertos e notas mais baixas do que uma pessoa que acertou menos questões. Isso se dá, provavelmente, porque essa segunda pessoa acertou bastante perguntas classificadas como fáceis.

É exatamente isso que o INEP espera, que os participantes consigam acertar os itens que estão etiquetados como fáceis.

A partir disso, ao acertar questões difíceis ele conseguirá uma boa nota.

Com isso, conseguir calcular com exatidão a nota é uma tarefa difícil, afinal, o INEP não divulga a classificação dos itens da prova. O que se pode fazer é ficar de olho nas correções feitas pelos professores, que as vezes classificam as questões, e tentar tirar uma estimativa.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.