Quer viajar no final do ano? Veja como se organizar financeiramente

Pontos-chave
  • Planejamento financeiro pode garantir uma boa viagem e evitar surpresas;
  • No caso de viagens internacionais, é preciso estar preparado para o câmbio na hora de converter a moeda;
  • Ter um roteiro da viagem auxiliará na definição dos gastos.

Festas e férias parecem um momento propício para viajar no final do ano. Os meses de dezembro e janeiro são de alta temporada entre os viajantes empolgados para turistar e conhecer lugares novos, como também entre aqueles que desejam relaxar e matar a saudade de familiares e amigos. 

Justamente por ser época de alta temporada, viajar no final do ano pode pesar um pouco mais que o de costume no bolso dos brasileiros. Planejamento e organização financeira são tarefas cruciais para financiar todas as despesas e evitar gastos exagerados

Não é preciso desanimar pela necessidade de estabelecer limites, pois é sim possível viajar no final do ano e curtir bastante com pouco dinheiro. Além do que, organizar os gastos com antecedência, garante que o viajante encontre algumas brechas nas economias

Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o turismo nacional teve um aumento considerável nos últimos meses. Considerando apenas o primeiro semestre de 2022, o crescimento foi de 33,5% em relação ao mesmo período em 2021.

O faturamento do setor foi de R$ 94 bilhões. Somente no mês de junho, as atividades relacionadas ao turismo apresentaram um ganho superior a R$ 16,4 bilhões. A expectativa é de resultados ainda melhores em dezembro, pois será o primeiro ano sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

“Economia” é a palavra que pauta as dicas do FDR. A seguir, confira uma série de questões que devem ser levadas em conta para conseguir viajar no final do ano sem gastar muito.

Saiba como economizar ao viajar no final do ano

Conheça sua situação financeira

O primeiro passo para planejar é entender a sua situação financeira. Isso é necessário para definir um orçamento médio e um teto de gastos para a viagem. Assim, será mais fácil saber quanto de dinheiro está disponível e quais destinos estão dentro da sua realidade.

Comece identificando suas entradas e saídas a cada mês. Faça uma análise criteriosa para descobrir quais gastos podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. Por exemplo, se você tem um gasto elevado pedindo comida em casa, pode tentar diminuir esse consumo.

Defina a duração da viagem

Quantos dias você pretende ficar fora ao viajar no final do ano? A resposta está diretamente ligada aos gastos com passeios, alimentação e hospedagem. Lembre-se de contar o tempo que será usado durante o voo e o traslado. 

O ideal é sempre incluir um ou dois dias a mais para esse transporte. Com isso, você aproveita melhor cada passeio e não volta para casa com aquela sensação de que não conheceu e visitou tudo o que queria.

Viagem para o exterior? Atenção ao câmbio

Geralmente o curto prazo não comporta um grande orçamento, porém todo dinheiro da viagem deve ser planejado para que não haja perda de valor na hora do câmbio. Pensando nisso, a dica final é escolher destinos no Brasil ou em países que não exijam documentação extra.

O Brasil é rico em turismo para todos os estilos e gostos. Mas para quem quer visitar outros países, nossos vizinhos latino-americanos não exigem documentações extras e muitos deles possuem um câmbio favorável para o real.

Calcule o dinheiro disponível

Com todas as informações definidas, é o momento de calcular o dinheiro necessário para a sua viagem. Essa etapa é feita quando já se tem em mente seu destino, quanto tempo durará e qual tipo de acomodação você prefere.

Faça uma previsão de quanto deverá gastar com passagem, deslocamento, hospedagem ou alimentação. Alguns transportes, como carros econômicos e confortáveis para alugar, podem ser mais vantajosos do que andar de táxi pelo destino, por exemplo, além de dar mais autonomia para se deslocar entre um passeio e outro.

A partir do seu roteiro, você também pode calcular os gastos com entretenimento, compras e outros. Tudo deve ser anotado, para que você evite gastar mais do que o necessário ou que falte dinheiro durante o passeio

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile