Vai fazer o ENEM? Confira dicas de como controlar a ANSIEDADE

Reta final para o ENEM 2022 e a ansiedade aumenta entre os inscritos, afinal, a prova é importante para quem quer fazer um curso de graduação. Psicóloga dá dicas para controlar a ansiedade, confira.

Vai fazer o ENEM? Confira dicas de como controlar a ANSIEDADE
Vai fazer o ENEM? Confira dicas de como controlar a ANSIEDADE(Imagem: FDR)

No próximo domingo 3,4 milhões de estudantes farão as provas do ENEM 2022 em todo o país. O Exame Nacional do Ensino Médio é atualmente a principal forma de ingresso no ensino superior no país, o que gera ainda mais ansiedade entre os participantes.

Dicas para controlar a ansiedade no ENEM 2022

A psicóloga Paula Lyvia participou do programa Revista Brasília onde falou sobre essa ansiedade que antecede à prova do exame.

Para ela é necessária uma espécie de reorganização do pensamento, já que é comum que os participantes pensem que não vão conseguir, que vão se sair mal, entre outras coisas.

Sempre que você perceber que está tendo um pensamento catastrófico, a ideia é que você pare, respire…e depois volte com outro pensamento baseado em evidências, por exemplo, eu estudei, eu me dediquei durante o ano…pensar de forma racional, afirma a profissional.

Outro ponto abordado pela profissional é em relação ao esquecimento gerado pelo alto nível de ansiedade, aquele chamado “branco” ou “apagão”. Nessas situações, Lyvia aconselha que o estudante se auto-regule em alguns minutos através da respiração ou até mesmo de um chocolate.

Quanto a relação familiar, a psicóloga afirma que é necessário que as famílias acolham os estudantes, que não depositem sobre eles as suas expectativas pessoais.

Eu sempre oriento as famílias no sentido de buscaracolher esse estudante, por que essa auto-cobrança ela já existe, eu diria que é inata do ser humano… Então, eu digo sempre que acolhimento é o caminha mais viável para que os estudantes possam ir para essa prova com mais segurança”, afirma ela.

Ela também aconselha que na véspera da prova a alimentação seja mais balanceada.

E que as famílias possam buscar, junto com o estudante, outros possíveis caminhos, caso através do ENEM não dê certo.

Por fim, Paula afirma que esse não é o momento de ter por perto pessoas que te coloquem para baixo seja por frustração ou por qualquer outra questão.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.