Segurados do AUXÍLIO BRASIL devem ser ressarcidos pela CAIXA. Entenda o caso

SALESóPOLIS, SP — Dois erros encontrados pelos segurados do Auxílio Brasil no empréstimo consignado feito na Caixa Econômica Federal foram esclarecidos pelo banco. O primeiro foi a data de débito da primeira parcela de pagamento do crédito, inicialmente prevista para dezembro. A segunda foi de um débito indevido na conta dos beneficiários que sequer contrataram o empréstimo no banco.

Segurados do AUXÍLIO BRASIL devem ser ressarcidos pela CAIXA. Entenda o caso
Segurados do AUXÍLIO BRASIL devem ser ressarcidos pela CAIXA. Entenda o caso (Imagem: FDR)

Segurados do Auxílio Brasil passaram a se queixar do aviso de débito da primeira parcela do empréstimo consignado, quando a Caixa Econômica notificou que esse pagamento aconteceria neste mês de novembro. Quando o contrato foi fechado em outubro, os beneficiários visualizaram no contrato a data de vencimento da primeira parcela para o mês de dezembro.

No campo “primeira parcela” do contrato, a informação era de que o pagamento aconteceria em 7 de dezembro. Esta foi na verdade uma falha de comunicação do banco, já que a data de vencimento apresentada é referente ao período em que o valor deve ser repassado entre o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica.

Por conta disso, nesta quinta-feira (10) o banco publicou uma nota informando que uma mensagem deve chegar até os segurados do Auxílio Brasil por meio do App Caixa Tem com a seguinte informação: “A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania.

Quando será debitada a 1ª parcela do consignado do Auxílio Brasil?

Diante dessa situação, a Caixa Econômica informa que o primeiro pagamento do empréstimo consignado para segurados do Auxílio Brasil acontece no mês seguinte a liberação do crédito. O banco informou que aqueles que contrataram o produto entre 10 de outubro e 1° de novembro terão o primeiro débito em conta neste mês.

Quem contratou o empréstimo a partir de 2 de novembro terá o primeiro desconto em dezembro, e assim por diante. Qualquer dúvida pode ser esclarecida diretamente com o banco público por meio do atendimento presencial em uma agência, ou ligando para o telefone 111.

Segurados do Auxílio Brasil serão ressarcidos

Outra situação que chamou atenção sobre a Caixa Econômica foi o fato de segurados do Auxílio Brasil que não solicitaram o empréstimo estarem com um aviso de débito em conta programado para novembro. Neste caso, os beneficiários serão ressarcidos pelo banco, sem afetar o valor do seu benefício.

Os que perceberem o aviso de débito sem que tenham contratado o consignado, devem ligar para o telefone 121, de atendimento do Ministério da Cidadania. Depois de informar os dados pessoais será possível verificar a instituição financeira onde o contrato foi feito e solicitar o ressarcimento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com