Normalmente, o pagamento do abono salarial é referente ao tempo trabalhado no ano anterior, mas desde 2020 esse esquema tem sido diferente. Em 2022, por exemplo, receberam aqueles que trabalharam nos ano de 2020, e que não recebeu o abono de 2016 a 2020. Agora, crescem as expectativas sobre quando deve ser liberado o saque do PIS/PASEP 2021.
O pagamento do PIS/PASEP 2021 funcionará como um 14° salário pago aos trabalhadores de carteira assinada e que se classificam como de baixa renda. A ideia é que a quantia possa turbinar a renda daqueles que trabalharam no serviço privado e público durante o ano. A Caixa Econômica Federal repassa o valor referente ao PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores privados.
Enquanto isso, cabe ao Banco do Brasil repassar o pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), para servidores públicos. O máximo a ser recebido é de 1 salário mínimo referente ao ano em que o abono está sendo pago, e não do ano que foi trabalhado.
Quem vai receber o PIS/PASEP 2021
O ano de 2021 neste caso é chamado de ano base, quer dizer, ano em que o funcionário trabalhou e cumpriu com requisitos para receber o abono salarial. Esses requisitos em questão é que definem qual o grupo de trabalhadores com direito ao PIS/PASEP 2021. São eles:
- Quem trabalha com carteira assinada há pelo menos 5 anos, ou seja, gerou o número do PIS neste período;
- Trabalhou por no mínimo 30 dias durante o ano de 2021;
- Recebeu no máximo dois salários mínimos nos meses trabalhados;
- Foi incluso na a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) enviada pela empresa.
Para saber se vai receber o abono salarial, o cidadão pode fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital ou App BB Pasep.
Quando será pago o PIS/PASEP 2021?
Considerando o cronograma atual, as expectativas são de que o pagamento do PIS/PASEP 2021 aconteça em 2023. Ainda não existe um calendário oficial mostrando quando os depósitos começarão, mas seguindo o mesmo cronograma deste ano as liberações devem acontecer em meados de fevereiro.
O valor máximo do PIS/PASEP deve ser de 1 salário mínimo do próximo ano para aqueles que trabalharam por 12 meses em 2021, o que segundo o Orçamento de 2023 será de R$ 1.302. A quantia, no entanto, pode mudar caso o novo presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT) aprove um novo piso salarial.