Mercado indica possível melhora no PIB de 2023, significando alívio no bolso da população

O novo boletim Focus, publicado toda semana pelo Banco Central, apontou a nova previsão do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2023. O resultado foi compartilhado nesta segunda-feira (7), e mostra a sexta semana seguida em que o mercado prevê alta para esse índice. A expectativa é de que haja crescimento de 0,70% para a economia no próximo ano, ante 0,64% no levantamento da semana anterior.

Mercado indica possível melhora no PIB de 2023, significando alívio no bolso da população
Mercado indica possível melhora no PIB de 2023, significando alívio no bolso da população (Imagem: FDR)

A previsão de crescimento do PIB em 2023 mostra que existem grandes expectativas de que no próximo ano o setor econômico se desenvolva melhor. Será o segundo ano seguido sem restrições impostas pela pandemia de Covid-19, e possível normalização da economia mundial. No entanto, embora mostre alta, a projeção da atual equipe econômica do governo federal é diferente. 

No Projeto de Lei Orçamentária de 2023 (PLOA), já enviado para o Congresso Nacional, a equipe federal projetou um crescimento de 2,5% para 2023. Esse documento é o responsável por definir quanto o poder público vai poder gastar no ano seguinte para investimento nos setores públicos atendidos pelo governo.

Como em 2023 um novo governo deve assumir, a equipe de transição de Luís Inácio Lula da Silva (PT) está em conversa com o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). A ideia é conseguir espaço para cumprir com as promessas de campanha e investir em benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.

Projeções do PIB e inflação do próximo ano

A equipe do Banco Central acredita em um crescimento de 0,70% para o PIB do próximo ano. Enquanto isso, as expectativas são de que a inflação cresça 3,25% em 2023 e para 2024 é de 3%. Os índices foram definidos pelo Conselho Monetária Nacional (CMN), com margem de de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

O CMN também projetou como deve fechar a inflação de 2022, chegando a 5,63%, pouco mais do que a projeção da última semana que marcava 5,61%. Outras informações como o valor do dólar (câmbio), e da taxa Selic também foram apontadas pelo Banco Central para este e para o próximo ano.

2022:

  • IPCA: 5,63%;
  • PIB: 2,76%;
  • Câmbio: R$ 5,20;
  • Selic: 13,75%.

2023:

  • IPCA: 4,94%;
  • PIB: 0,70%;
  • Câmbio: R$ 5,20;
  • Selic: 11,25%.

Fonte: Boletim Focus

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]