Copa do mundo 2022: veja quais os dias de jogos do Brasil e como negociar a falta no trabalho

Pontos-chave
  • A Copa do Mundo 2022 acontece no Catar, com fuso horário seis horas na frente do horário de Brasília;
  • Na primeira fase são três jogos do Brasil;
  • Empregadores passam a acordar com seus funcionários sobre o horário de trabalho nesses dias.

Na tarde de segunda-feira (7), o técnico da Seleção Brasileira de futebol, Tite, anunciou o nome dos 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo 2022. A lista gerou uma série de repercussão entre os torcedores, e já dá aquele “gostinho” de início da competição. Agora, as empresas já podem entrar em conversa com os trabalhadores sobre o horário de funcionamento nos dias de jogos.

Copa do mundo 2022: veja quais os dias de jogos do Brasil e como negociar a falta no trabalho
Copa do mundo 2022: veja quais os dias de jogos do Brasil e como negociar a falta no trabalho (Imagem: FDR)

A Copa do Mundo 2022 é o evento mais importante do futebol mundial, onde 32 países disputarão a taça de melhor do mundo. Neste ano o evento acontece no Catar (ou Qatar), a primeira vez em que uma competição deste porte é realizada no Oriente Médio. A cada quatro anos uma nova edição da copa é disputada, sempre em um país diferente.

Em 2014, por exemplo, o evento esportivo aconteceu no Brasil. Na época por meio de um decreto presidencial foi concedida folga aos trabalhadores nos dias em que a Seleção Brasileira disputava mais uma rodada dentro da competição. Naquele ano, o Brasil foi eliminado na semifinal contra a equipe da Alemanha, no famoso jogo em que a nossa seleção perdeu de 7 a 1.

Desde então, nenhum outro decreto foi liberado trazendo a mesma informação de que vale como folga os dias em que o Brasil participa da competição. Por isso, em relação a Copa do Mundo 2022 fica a dúvida sobre como vai funcionar o posicionamento das empresas e dos funcionários.

Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022

O horário do Catar está 6 horas na frente do horário de Brasília, essa é uma informação muito importante antes de definir o funcionamento das empresas em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022. Pensando nesse sentindo é possível que o empregador consiga organizar melhor a escala dos funcionários.

Pelo menos os jogos da primeira fase já foram divulgados, a fase seguinte que é eliminatória vai depender do desempenho da Seleção nos três primeiros jogos, para que confirme sua participação. Veja o cronograma:

24/11:

28/11:

02/12:

Segunda fase:

Nesta próxima fase o Brasil ainda não tem participação confirmada, será preciso um bom desempenho nos três primeiros jogos para se classificar. Neste novo momento, passam a ser transmitidos os jogos de mata a mata na Copa do Mundo 2022. Isso significa que aquele que perder é eliminado.

Oitavas de final:

Quartas de final:

Semifinais:

Final:

(Imagem: FDR)

Dia de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022 é feriado?

Não! Inclusive, a empresa não é obrigada a dispensar o funcionário em dia de jogo da Seleção Brasil na Copa do Mundo 2022. Algumas instituições, no entanto, adotam essa postura de reformulação no horário para que os seus colaboradores possam assistir a transmissão dos jogos.

Esse é um tipo de benefício concedido pelo empregador, e não um direito do funcionário. Instituições públicas, principalmente, já começam a adotar os seus novos horários de funcionamento em dia de jogo do Brasil. Normalmente os estabelecimento são fechados durante o horário dos jogos, ou o expediente é encerrado mais cedo.

Como política da empresa privada, um televisor pode ser instalado nas dependências para que os funcionários acompanhem a transmissão dos jogos. No entanto, esse tipo de ideia pode diminuir o rendimento dos colaboradores. Algumas opções que devem ser adotadas nesses dias são:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile