Último dia para enviar autodeclaração e receber Auxílio Caminhoneiro neste mês

SALESóPOLIS, SP — Profissionais de transporte de carga autônomos que ainda não foram contemplados pelo Auxílio Caminhoneiro, têm a oportunidade de recebê-lo nos dois últimos pagamentos do mês. Para isso devem enviar o documento de autodeclaração de forma online até esta segunda-feira (7). Feito isso, o Dataprev será o responsável por analisar os dados e possivelmente incluir novos beneficiados.

Último dia para enviar autodeclaração e receber Auxílio Caminhoneiro neste mês
Último dia para enviar autodeclaração e receber Auxílio Caminhoneiro neste mês (Imagem: FDR)

O Auxílio Caminhoneiro é um benefício emergencial criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para diminuir os gastos com os combustíveis. A ideia inicial era de que 800 a 900 mil profissionais fossem beneficiados, mas esse número foi se dividindo a cada lote de pagamento. Com R$ 5,4 bilhões liberados o planejamento do Ministério do Trabalho e Previdência incluiu seis lotes.

Cada um de R$ 1mil pago para aqueles que cumprissem com os requisitos. O primeiro depósito aconteceu em agosto já em cota dupla, e o último está previsto para ser finalizado em dezembro. Conforme muitos nomes não foram sendo inclusos, foi liberado o preenchimento da autodeclaração feita pelo próprio profissional.

O Dataprev passou a analisar os dados da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), mas havendo algum tipo de inconsistência a autodeclaração facilita o reconhecimento do profissional. Para receber o Auxílio Caminhoneiro é preciso estar com o RNTR-C em situação regular e ativo, e com a CNH e CPF regulares.

Como fazer a autodeclaração

Existem dois meios de enviar a autodeclaração para receber o Auxílio Caminhoneiro: o App Carteira de Trabalho Digital e o site Portal Emprega Brasil. Será preciso enviar em um desses canais o número de Renavam de pelo menos um veículo em nome do caminhoneiro.

Nos dois canais o preenchimento funciona assim:

Calendário de pagamentos Auxílio Caminhoneiro

Depois de enviar o documento de autodeclaração, confira quando receberá o benefício conforme o calendário de pagamentos do Auxílio Caminhoneiro autorizado pelo governo federal:

Parcelas Data limite para envio de dados para ANTT ou autodeclaração Data de pagamento
1ª e 2ª 22 de julho 9 de agosto
1ª e 2ª* 15 a 29 de agosto 6 de setembro
1ª e 2ª* 29 de agosto a 12 de setembro 24 de setembro
12 de setembro 24 de setembro
7 de outubro 18 de outubro
7 de novembro 19 de novembro
28 de novembro 10 de dezembro
YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile