Em 2021, o Brasil vibrou com Rayssa Leal, a fadinha do skate que, com apenas 13 anos de idade, conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria street. Estreante como esporte olímpico, 65 atletas brasileiros do skate receberam incentivo do governo. Ao todo, o investimento foi de 3,2 milhões de reais, através do programa Bolsa Atleta. A jovem Rayssa, porém, não recebeu esse benefício.
Mesmo se encaixando nos grupos de atletas de alto rendimento e de atletas olímpicos, requisitos para solicitar o Bolsa Atleta, Rayssa Leal foi impedida de receber o incentivo por causa da sua idade. Uma outra condição do benefício da Secretaria Especial do Esporte é a idade mínima de 14 anos, apenas um ano a mais que a fadinha do skate.
O skatista brasileiro Kelvin Hoefler, de 29 anos, que também conquistou medalha de prata na competição olímpica, foi contemplado com o Bolsa Pódio. O benefício tem valor ainda maior que o Bolsa Atleta, que também investe em atletas de modalidades não olímpicas.
O Bolsa Pódio só é pago para atletas que estejam entre os 20 primeiros no ranking mundial de sua modalidade. Em 2021, Rayssa Leal ocupava o 2º lugar na sua categoria e Kelvin era o 4º entre os atletas masculinos.
Apesar de não ter recebido o benefício do governo na época das Olimpíadas de Tóquio, Rayssa Leal ganhou um valor em dinheiro por causa da sua medalha de prata. O prêmio olímpico da fadinha foi de 150 mil reais.
Como uma das favoritas nas competições mundiais e com a perspectiva de muitos anos de skate pela frente, Rayssa Leal já terá direito ao incentivo do Bolsa Atleta nas próximas competições em que for representar o Brasil. Nascida em 2008, a jovem skatista já completou 14 anos de idade.
Quem tem direito ao Bolsa Atleta?
Têm prioridade para se candidatar ao benefício da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, os atletas de alto rendimento e praticantes de esportes componentes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A condição da idade mínima continua em vigor: apenas atletas a partir dos 14 anos podem solicitar o Bolsa Atleta.
Além desse grupo prioritário, que apresenta chances de grandes vitórias nas competições olímpicas, o Bolsa Atleta também é destinado aos atletas de modalidades não olímpicas. O valor do incentivo varia de acordo com a categoria do atleta.